como acabar com a coceira na barba

4 dicas para acabar com a coceira na barba

Fala meu velho! Hoje o nosso post é a luta dolorosa dos barbudos contra a coceira e irritação da pele. Afinal, quem de vocês nunca sofreu com a interminável coceira na barba? 

Por isso, juntamos 4 dicas para quem quer se livrar deste incômodo e acabar de vez com a coceira. Sabemos que os males da coceira na barba acontece principalmente no início do crescimento dos pelos, mas existe contudo, casos em que o cara já é barbudo e ainda nota uma coceira aqui e outra ali.

MAS POR QUE DIABOS A BARBA COÇA?

Antes de te contarmos o que você precisa fazer para evitar este desconforto, vamos te explicar por quê temos que enfrentar essa irritante luta contra a coceira. 

Aprenda como acabar com a coceira na barba!
Aprenda como acabar com a coceira na barba!

A verdade é que não existe apenas um motivo, mas vários! Por isso, para resolvermos este problema, precisamos de um conjunto de esforços simultâneos que irão pouco a pouco, amenizando a sensação de coceira na barba. 

A coceira pode ser causada por vários motivos, sendo eles: 

1- Sujeira na pele: Restos de pele morta, poeira, sujeira do ambiente, oleosidade em excesso que favorecem irritações e inflamações. 

2- Pele ressecada: A pele seca está muito mais suscetível à irritação, pois está muito mais sensível pela falta de hidratação. 

3- Inflamações: Como barbear-se não é algo “natural” para nosso corpo, é normal que exista uma resposta biológica do nosso organismo. Contudo, inflamações em excesso ou muito dolorosas são um problema. 

Foliculite, o que é?

A foliculite é a grande culpada das inflamações em nosso rosto e pescoço. O grande problema é: Quando nos barbeamos, muitas vezes o pelo curtinho fica “preso” dentro da pele, causando irritações, inflamações e manchas vermelhas. 

Basicamente, são essas as causas principais da coceira na barba. Como você pode ver, não é nenhum bicho de sete cabeças, meu velho! 

A primeira dica para quem quer se livrar da coceira na barba é: 

1- BARBEAR APÓS O BANHO 

Meu velho, a melhor hora para fazer a barba é sempre após o banho. Além de sairmos limpinhos e relaxados do banho, o vapor de água amolece o nosso rosto, abrindo os poros da nossa pele. Desta forma, a pele oferece muito menos resistência ao barbear. 

Isso é ótimo para quem tem problemas com coceira e pelos encravados. O fio é aparado de forma mais suave, além da pele sofrer menos agressões durante o corte. 

Se você ainda não tentou fazer isso, tente! Garantimos que ficará pelo menos um pouco mais fácil. Se onde você mora tem sauna, a experiência será ainda melhor.

2- LIMPE A PELE

Conforme falamos aqui, é extremamente importante manter a pele limpa para a saúde da nossa barba. 

Nossa segunda dica para quem quer se livrar da coceira na barba é a higienização dos fios. 

Durante o dia, não só nossa barba mas todo nosso rosto vai ficando meio sujo mesmo. São restos de pele morta, óleos naturais do rosto que vão se acumulando, sujeira da rua que vai acumulando nos fios e também nossa mania de ficar passando a mão na barba o tempo todo. 

Por isso, é extremamente importante o hábito de limpar e higienizar nossa pele e nossa barba. Para saber como cuidar da sua pele barbuda, sugerimos aprender mais sobre técnicas, causas e informações extras!

Contudo, para os pelos do rosto, o shampoo especializado para barba resolve o seu problema. Ele limpa profundamente, nutre, hidrata e perfuma os fios. 

Assim como você toma banho todo dia, o shampoo deve ser usado todos os dias, meu velho! Quanto mais tempo você passa sem usar, mais suja e irritadiça a sua barba irá ficar. 

Shampoo para barba
Shampoo para barba

3- HIDRATE A PELE 

O problema de não hidratar a pele e os fios da barba é que eles se tornam rígidos, ressecados e frágeis. Uma pele com essas características não está muito saudável, favorecendo muito o aparecimento de inflamações, manchas vermelhas e coceiras. 

Não só isso, mas uma pele mais rígida e um pelo mais duro oferecem mais resistência ao corte, podendo causar machucados que aí sim com certeza levarão à uma inflamação. 

Por isso, a terceira dica para quem quer se livrar da coceira na barba é sem dúvida, hidratá-la.

Para os que sofrem deste problema, o Balm é o maior aliado. Por conta de sua propriedade nutritiva, ele hidrata e protege a pele tratando, ao mesmo tempo, da pele e do pelo, evitando o desconforto da coceira e da irritação.

Balm para barba
Balm para barba

Além disso, ele possui compostos cicatrizantes e anti-inflamatórios que salvam quem possui uma pele muito sensível. 

Se quiser aprender um pouco mais sobre o que é Balm e como utilizá-lo, clique aqui!

4- PENTEIE SUA BARBA

Essa é a nossa dica mais simples, porém uma das mais importantes. 

Penteie a sua barba, marujo! É muito vantajoso ter esse hábito. Você desembaraça os fios, evita o efeito frizz, ajuda a espalhar qualquer produto que tenha utilizado na barba e o mais importante: Evita de levar a mão até a barba o tempo todo. 

pente para barba e bigode
Pente para barba e bigode

Como nossa mão é a parte do nosso corpo que mais entra em contato com objetos do ambiente, ela também é uma das partes mais sujas do nosso corpo. 

Logo, não é bom negócio ficar passando a mão na barba o tempo todo! Use um pente de madeira, você evitará muitos problemas. 

Essas foram 4 dicas rápidas para quem quer se livrar da coceira na barba! Ela existe, portanto esteja preparado e munido com os produtos certos para evitá-la ao máximo! Qualquer dúvida, deixe seu comentário. Até a próxima! 

como cuidar da sua barba na praia

Next Article

Aprenda como cuidar da sua barba na praia!

Sem comentários

Cancelar