barba rebelde

5 dicas para domar a barba rebelde

Fala meu velho! Hoje o assunto que iremos tratar é um dos maiores problemas enfrentados pelos barbudos: A barba rebelde. Sabe quando a barba fica todo desgrenhada, com um aspecto metade mendigo e metade homem das cavernas? Então. 

O pelo da nossa barba é bem mais grosso que o do cabelo e portanto, é natural que ele realmente tenha um aspecto mais rebelde e arrepiado. Contudo, utilizando as técnicas adequadas será moleza contornar este problema e ter uma barba no lugar.

No texto de hoje trouxemos 5 dicas para domar a barba rebelde. São hábitos que apesar de simples, ajudam bastante a deixar os fios macios, hidratados e menos selvagens.

Lembre-se que todas essas dicas de nada adiantam se feitas só uma vez. Uma rotina de cuidados é muito importante! Tente criar o hábito de tirar um tempo para se cuidar e você terá resultados incríveis em sua barba e também na pele. Vamos lá?

1 – Lave sua barba com shampoo específico para barba.

Meu velho, nossa primeira dica para domar a barba rebelde não poderia ser diferente, já que a sujeira é uma das maiores inimigas de uma barba saudável. Como os fios são muito grossos e se enrolam num grande volume, a sujeira se acumula muito facilmente nessa área. 

E não é uma sujeira de boa não, são restos de pele morta, oleosidade natural do rosto, restos de comida, poeira da rua, gordura dos seus dedos entre outras coisas nojentas. Obviamente, resultado dessa mistura toda é uma barba com pelos secos, duros, sujos e fracos. 

Shampoo para barba
Shampoo específico para barba

Por isso, é imprescindível que você lave sua barba com frequência com um shampoo específico para barba. Esses produtos foram especialmente desenvolvidos para a composição dos fios do rosto, diferentemente dos shampoos tradicionais para cabelo.

Além de possuir nutrientes importantes para o fio da barba, o shampoo para barba possui um pH adequado para não agredir o rosto e perfumar de forma suave, para dar o toque final. E claro, ele deixa sua barba limpa!

Lembre-se: barba limpa e devidamente hidratada é uma das principais armas para combater a barba rebelde e seu aspecto ressecado.

2 – Seque bem a barba após o banho.

Uma outra boa dica para quem quer diminuir o aspecto bagunçado dos fios é secar bem a barba após o banho. Como os pelos da barba tendem a embolar, é comum que a gente não consiga secar tudo facilmente e isso é péssimo para a saúde do seu fio. Essa umidade acumulada é um prato cheio para fungos e infecções na pele. Patologias como essas somam para uma barba sem saúde e portanto ressecada e rebelde.

Por isso, tome cuidado e tenha atenção na hora de secar a barba! Uma boa dica para quem tem dificuldade neste processo é usar o secador de cabelo! O vento seca toda sua barba de forma rápida e eficiente. Lembre-se: Não use o vento quente, apenas o frio! Na falta do secador é claro que uma toalha serve.

3 – Hidratação reforçada. Principal arma contra a barba rebelde! 

Se o pelo da sua barba está com um aspecto duro, pode ter certeza que de duas, uma: Ou seu fio está sujo, ou está ressecado. O pelo ressecado fica duro, frágil e quebradiço. Quando chega nesse ponto a barba fica exatamente do jeito que não gostamos. Toda dura, pontiaguda e bagunçada. 

Então meu velho, só existe uma solução: Hidratar a barba. 

Para sua sorte, este processo é bem tranquilo. Existem vários produtos que podem te ajudar nessa missão, como por exemplo, o balm para barba. 

Balm para barba Don Alcides
Balm para barba Don Alcides a base de óleo de abacate. Rico em vitamina E, antioxidante natural, rejuvenece a pele e atua como um condicionador natural para os fios.

O balm é um creme hidratante feito a partir de óleos vegetais, desenvolvido para hidratar, nutrir, promover a maciez e a sustentação dos fios. Além disso, o balm também ajuda na hora de modelar e controlar os fios, se tornando um parceiro indispensável na luta contra a barba rebelde. 

Usar o balm para a barba é muito fácil. Basta colocar uma pequena quantidade do produto na mão, mais ou menos o tamanho de uma moeda, e espalhar bem. O próximo passo é fazer a aplicação diretamente nos pelos limpos e secos, massageando todo o rosto, inclusive o pescoço e o bigode. 

Se conseguir utilizar o balm com frequência, não precisa se preocupar com pelos ressecados meu velho!

balm para barba
Balm para barba Rolling Stones

Uma outra dica boa para controlar barba rebelde é o Balm para barba dos Rolling Stones, pois ele cumpre com a função de modelar a barba e com isso controlar aqueles pelos que insistem em ficar fora do lugar.

Este Balm foi desenvolvido através de uma parceria entre a Don Alcides, pioneira no segmento de produtos para a saúde e manutenção da barba no Brasil, e os Rolling Stones. Ele contém ainda polissacarídeos que reduzem a adesão de partículas poluentes na barba e é rico em vitaminas A, B, D e E. Ou seja, potência total no controle da barba frisada.

4 – Tenha o costume de pentear sua barba com um pente de madeira. 

São tantas vantagens em ter o hábito de pentear sua barba com um pente de madeira que é mais fácil fazer uma lista. Olha só: 

Desembaraça seus fios, ajudando a tirar o efeito de sujo e bagunçado da barba;

O pente de plástico acumula energia estática e transfere para seus fios, deixando-os arrepiados. Isso é chamado de efeito frizz. Já o pente de madeira não conduz esse tipo de energia e ajuda a domar a barba rebelde;

Pentear a barba após aplicar produtos como o balm ajuda a espalhar o produto uniformemente nos fios;

Pegar o hábito de pentear a barba evita que você fique cutucando a barba o tempo todo. Nossa mão é muito suja e essa sujeira passa facilmente para nossa barba;

Pentear a barba ajuda a retirar pelos frágeis e soltos;

Enfim, somos muito seguros ao dizer que além da hidratação, uma das principais armas contra a barba rebelde é pentear os fios com frequência, mas lebre-se: utilize sempre um pente de madeira!

pente de madeira para barba e bigode
Pente de madeira para barba e bigode

5 – Vá ao barbeiro 

Barbudo, nossa última dica para domar a barba rebelde é bem óbvia: Se quer cuidar da sua barba, vá ao barbeiro! 

O que muita gente não entende é que os pelos da barba são naturalmente mais grossos, duros e desgrenhados mesmo. Logo, quando eles crescem muito, a barba fica com um aspecto bagunçada, e nosso rosto parece sujo e mal cuidado. 

Faça visitas periódicas à barbearia.
Faça visitas periódicas à barbearia.

Por isso recomendamos idas periódicas à barbearia. O que acontece é que, com o corte, o barbeiro desenha sua barba esteticamente junto ao rosto, deixando-a com um aspecto mais natural. 

Por isso uma boa dica para controlar um pouco a barba rebelde sem ter que raspá-la fora é ir ao barbeiro para aparar os fios que acabam saindo da uniformidade. Além disso, claro, o cara vai te deixar bonitão pra caramba com o novo corte! A propósito, se liga nessas dicas sobre as principais barbearias do Brasil.

FERA DOMADA

Meu velho, esperamos que você tenha gostado das 5 dicas para domar a barba rebelde. Como você pode ter visto, é bem simples lutar contra esse problema! O importante é ter o hábito de se cuidar. Até a próxima e qualquer dúvida, basta deixar o comentário!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.