Como cuidar da barba no frio

7 cuidados básicos para a barba no frio

Fala meu velho! Sentimos os ventos gelados do sul chegando e achamos melhor preparar um guia com os 7 cuidados básicos para a barba no frio. 

Apesar de sempre ter como melhorar a nossa rotina de cuidados, acreditamos que alguns hábitos são mais importantes que outros para cuidar da barba no inverno. 

Seguindo esse guia, pode ter certeza que você irá passar pelo frio sem nenhum dano à sua preciosa barba! 

1- BONS HÁBITOS = BOA BARBA 

Vamos começar pelo básico do básico. Assim como qualquer outra parte do seu corpo, sua barba precisa de nutrientes para ser forte, vistosa e brilhante. 

Por isso, é extremamente importante que nessa época do ano, onde os fios ficam fragilizados, a sua barba esteja preparada, forte e saudável.

Desta forma, não dispense comidas saudáveis, alimentação balanceada e claro, exercício físico com regularidade! Tudo isso irá cooperar no seu bem estar e no bem estar de sua barba. 

Manter o corpo saudável ajuda a crescer a barba!
Manter o corpo saudável ajuda a crescer a barba!

2- ESCOLHA BEM AS ARMAS PARA ENFRENTAR O INVERNO

Meu velho, não adianta: Não dá pra cuidar da barba usando só aquele shampoo e condicionador de cabelo que está sobrando no banheiro, não. Tem que usar os produtos corretos para resultados reais. 

Por exemplo, um bom primeiro passo é investir em um shampoo específico para a barba. Este tipo de Shampoo é produzido com estudos, pesquisas e desenvolvimentos adequados às necessidades de nutrientes voltados para a composição dos fios da barba, que são completamente diferente dos fios do couro cabeludo. 

Shampoo para barba
Shampoo para barba

Outra dica boa é você investir logo em um Balm para a barba. Nesse frio,  o maior inimigo da sua barba é a falta de hidratação, pois ela tende a ficar seca e quebradiça. 

É aí que o Balm entra: Ele nutre e hidrata profundamente a barba. Além disso, ele é um produto que não requer enxágue, formando assim, uma camada protetora em seus fios. 

Ao longo deste texto, vamos explicando um pouco mais sobre o que cada produto faz e como eles devem ser usados. 

3- SEM BANHO MARIA 

No frio, todo mundo sabe que bate aquela vontade de girar a torneira do chuveiro até o limite antes de desligar, para ficar o mais quentinho possível. 

O problema é que tomar banho em temperaturas muito elevadas não faz bem para nossa pele. Muitas pessoas pensam que o vapor promove algum tipo de hidratação nos fios, mas isso não é verdade. 

Muito pelo contrário, um banho com água muito quente resseca e danifica a pele. Por isso, prefira lavar a sua barba com a água morna. 

Lembrando, para lavar a sua barba, opte sempre pelo Shampoo para barba. Com certeza você terá resultados muito melhores do que se você usar um shampoo qualquer.  

Por fim, não é só por que está frio que você deve lavar-se menos vezes. Mantenha sua barba limpa, lave-a pelo menos uma vez por dia!

4- SEQUE COM CUIDADO 

Nos dias mais frios é comum que os fios demorem um pouco mais para secar naturalmente, por conta obviamente da temperatura mais amena. 

Por isso atenção: Após lavar, não é bom deixar os pelos da barba molhados. Além de atrapalhar a efetividade dos cosméticos que se diluem na água, um ambiente úmido, quente e escuro é um prato cheio para fungos e doenças de pele, como por exemplo foliculite na barba.

Por isso, seque bem a sua barba. Se for secar com toalha, seque com paciência sem esfregar demais a pele com a toalha. Isso pode machucar o rosto e também danifica os pelos da barba. Caso opte pelo secador, escolha a opção de vento frio, pois o vento quente demais pode ressecar os fios. Se for escovar a barba e precisar do vento quente, opte por um Balm para barba que possua ativos de proteção térmica. 

Balm Don Alcides a base de óleo de abacate. Rico em vitamina E, antioxidante natural, rejuvenesce a pele e atua como um condicionador natural para os fios. Possui ativos de proteção térmica ideal para proteger os fios da ação dos secadores.

5- HIDRATE ESSA BARBA DIREITO 

Meu velho, nessa época do ano, onde o frio prevalece, o que mais você precisa fazer é hidratar a sua barba. O clima frio sensibiliza os fios, deixando-os ressecados e quebradiços. 

Existem dois produtos que podem te ajudar bastante nessa missão: O Balm e o Óleo para barba. Na dúvida sobre eles, preparamos um mini-guia para você saber tudo sobre as diferenças entre Balm e Óleo para barba.

diferenças entre balm e óleo para barba
Diferenças entre balm e óleo para barba

Primeiramente, vamos falar do mais importante para cuidar da barba no frio, o Balm. 

O Balm é um creme de extratos naturais, sendo sua principal função hidratar e nutrir os fios da sua barba e também sua pele. Por isso, nesses tempos de frio, abuse do Balm para barba para proteger e restaurar os seus fios. 

Outro produto legal para os dias frios é o Óleo para Barba. Assim como o Balm, o óleo possui como principal função a hidratação, mas através de propriedades diferentes. O óleo é muito indicado para quem tem barbas longas, que são mais difíceis de manter hidratadas ao longo do dia. 

óleo para barba
Óleo para barba

Para não ter erro, que tal usar os dois, meu velho? Sim, basta juntar na mão Balm e Óleo e massagear a barba em toda sua extremidade. Máximo de resultado! 

balm e shampoo de barba
Balm e Shampoo para barba

6- CAPRICHE NA PROTEÇÃO 

Mais fácil que combater problemas é preveni-los. Por isso, é importante que você mantenha sua barba protegida para não ter necessidade de reparar os fios no futuro, um processo mais lento e complicado. 

Apesar do frio, não desista do protetor solar! Os raios UV continuam agindo em sua pele então não deixe de se proteger desse perigo. Além disso, muitos protetores faciais possuem componentes hidratantes que fazem muito bem à pele e aos fios de sua barba.

Por fim, que tal apostar no leave-in também? Para quem não sabe, o Leave-In é um finalizador para cabelos que tem a função de hidratar, nutrir e revitalizar os fios, reparar pontas duplas, evitar o indesejado efeito frizz e proteger os cabelos das altas temperaturas dos secadores. Apesar de ser um produto para a cabeleira, pode utilizar na barba, ok?

LEAVE-IN
LEAVE-IN

Apostando nessas estratégias, com certeza sua barba estará mais protegida contra o frio. 

7- PENTE DE MADEIRA 

Um pente de madeira é uma aquisição básica para cuidar da sua barba, pois ele possui mil e uma funcionalidades. 

pente para barba e bigode
Pente de madeira para barba e bigode

Primeiro que pentear a barba ajuda a desembolar os fios e espalhar os produtos que você aplicou (como balm) de forma uniforme.

Além disso, pelo fato do pente ser de madeira, você não terá problemas com o efeito frizz por conta da estática. 

Por fim, é muito melhor usar o pente de madeira em nossa barba do que nossa mão, pois ela acumula sujeira com muita facilidade durante o dia e ficar cutucando a barba com os dedos só ajuda a levar sujeira até as pelugens. 

WINTER IS LEAVING 

Meu velho, esperamos que tenha aprendido a sobreviver ao frio com nossas 7 dicas básicas de como cuidar da barba no inverno. 

Lembre-se de sempre cuidar da pele do rosto e de sua barba, independente da condição climática. 

Um abraço e qualquer dúvida, só deixar seu comentário! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.