7 cuidados básicos para barba ressecada

7 cuidados básicos para barba ressecada

Fala meu velho! Muitos barbudos sofrem com o problema de ressecamento dos fios. Por isso, hoje preparamos um guia com 7 cuidados básicos para barba ressecada. 

São dicas simples que no final, fazem uma grande diferença no processo de recuperação dos seus fios. Afinal, a barba quando ressecada deixa os pelos quebradiços, duros, cheio de pontas duplas e rebelde. Em outras palavras, feia pra caramba!

Não queremos isso, não é mesmo? Portanto, pegue um papel e caneta e anote as dicas Don Alcides que irão fazer uma diferença enorme no processo de recuperação e manutenção da saúde da sua barba. 

1- Lave a barba com água fria 

Ao contrário do que muita gente pensa, tomar banho quente não faz bem para fios ressecados. Pelo contrário, lavar a barba no banho quente contribui ainda mais para deixá-la ressecada. Isso porque a água quente resseca e pele, e pele ressecada é igual a barba ressecada!

Procure lavar a sua barba com a água fria ou morna.
Procure lavar a sua barba com a água morna ou fria.

Por isso, uma boa dica é lavar sua barba em água morna ou fria. No banho entendemos que pode ser mais difícil por conta da temperatura, então uma solução pode ser lavar a barba na pia com água corrente. 

2- Use Shampoo para barba 

Meu velho, conforme já falamos aqui, o shampoo específico para barba é um dos grandes aliados para a saúde da sua barba.

shampoo para cuidar da barba na praia
Shampoo específico para os cuidados da barba

Quem acha que usar o shampoo para cabelo resolve, está redondamente enganado. O shampoo para o cabelo possui componentes completamente diferentes e muito mais agressivos que danificam os fios da nossa barba.  Geralmente shampoos de cabelo são mais alcalinos que os shampoos de barba, ou seja, eles possuem pH elevado para maior limpeza dos fios dos cabelos e couro cabeludo. No entanto, o pH elevado resseca os fios, por isso após lavar os cabelos geralmente recomenda-se o uso de um condicionador.

Fuja dos Shampoos de cabelo e sabonetes corporais para lavar a barba, eles só contribuem para ressecar ainda mais a barba.

Imagine a seguinte situação: Nossa barba já é naturalmente ressecada e dura, imagina utilizar um Shampoo de cabelo que irá ressecar ainda mais os fios! Resultado: Você terá uma barba limpa e cheirosa porém extremamente RESSECADA!!

Fuja dos sabonetes de corpo também. Estes são piores ainda para a saúde da barba e contribuem para ressecar e muito, a barba!

Aí você deve estar se perguntando, e se eu não usar nem shampoo de cabelo e nem sabonete, e deixar apenas água corrente “lavar” as minhas preciosas madeixas do rosto? Essa é definitivamente a pior escolha!!

Shampoo para barba
Lembre-se: na barba, use Shampoo para barba

Portanto, se queres ter barba, invista em um bom Shampoo para barba! Até porque, uma barba suja atrapalha o processo de hidratação dos fios, deixando sua barba ainda menos saudável. Sem falar também nos problemas que podem ocorrer em sua pele como infecções e irritações. 

3- Hidrate sua barba

Talvez esse seja o passo mais importante desde guia de cuidados básicos para a barba ressecada. Como resolver um problema de fios ressecados? Hidratando-os, óbvio! 

Você pode fazer isso de várias maneiras. Duas opções fáceis e eficientes é a utilização do Balm para barba e ou Óleo para a barba. 

O Balm é um creme de extratos naturais, sendo sua principal função hidratar e nutrir os fios da sua barba e também sua pele. Por isso, nesses tempos de frio, abuse do Balm para barba para proteger e restaurar seus fios. 

balm para cuidar da barba na praia
Balm para cuidar e hidratar a barba

Outro produto legal para os barbudos é o Óleo para Barba. Assim como o Balm, o óleo possui como principal função a hidratação, mas através de propriedades diferentes. Por ser um produto de formulação a base de argan, ojon, óleo de girassol e semente de uva, é muito indicado para quem tem barbas longas, que são mais difíceis de manterem-se hidratadas ao longo do dia. 

óleo para barba
Óleo para barba

E para não ter erro, que tal usar os dois meu velho? Sim, basta juntar na mão o Balm e o Óleo e massagear a barba em todas as suas extremidades, inclusive na pele por baixo dos fios. Isso é o máximo de resultado e performance para combater barba ressecada! 

4- Limpe sua pele 

Outro cuidado básico para a barba ressecada é limpar a sua pele. A saúde da nossa barba está muito ligada à saúde da pele do nosso rosto. Por isso, um rosto sujo, ressecado e oleoso implicará em uma barba do mesmo jeito. 

Lembra do shampoo de barba? Pois bem, o da Don Alcides vem com cápsulas de vitamina E que ajudam a esfoliar a pele e promover com isso uma limpeza mais profunda do rosto. Portanto, ele previne também pelos encravados e ajuda a desobstruir os poros da pele.

Então falamos de Balm, Shampoo e Óleo para barba como poderosas armas para combater a barba ressecada, certo? Se liga neste kit

Kit para barba
Kit completo para os cuidados da barba contra o ressecamento dos fios

É muito importante limpar e hidratar o seu rosto para controlar a oleosidade da pele. Em uma pele oleosa os poros ficam obstruídos, impedindo as glândulas naturais da pele de produzir substâncias importantes não só para nosso rosto quanto para os fios da barba também. 

5- Alimentação adequada e exercício físico

Você sabia que a sua alimentação interfere diretamente na saúde da sua barba? Barbas ressecadas e sem vida podem estar ligadas a uma alimentação desregrada a base de dietas com baixos teores de vitaminas e proteínas. Por isso, invista em boa alimentação e em exercícios físicos regulares.

Atividade física e boa alimentação contribuem para uma barba saudável e hidratada
Atividade física e boa alimentação contribuem para uma barba saudável e hidratada

Vale ressaltar, hidrate-se sempre! Tome bastante água. Afinal, corpo hidratado é igual a pele hidratada que é igual à barba hidratada!

6- Penteie sua Barba

Pentear os pelos do rosto não é um cuidado básico para cuidar da barba ressecada, é um cuidado básico com a sua barba! 

Contudo, quando penteamos a barba, um dos maiores benefícios é que desembaraçamos os fios, retirando restos de pele morta e sujeira e da nossa barba. 

pente para barba e bigode
Pente para barba e bigode

Além disso, pentear a barba é a melhor coisa que podemos fazer após a aplicação do balm ou óleo para barba, pois ao pentear ajudamos a espalhar os produtos uniformemente da raiz até as pontas. 

Por fim, o pente é importante também pois diminui nosso hábito de cutucar a barba com nossas mãos. Durante o dia muitas partículas de sujeira se acumulam facilmente em nossas mãos, então é uma boa ideia mantê-las longe de nossa barba. 

7- Redobre os cuidados com a barba

Nossa última dica básica para barba ressecada é: Redobre os cuidados meu velho! Ou seja, lembre-se que se a barba está ressecada, ela não está saudável. Por isso, ela precisa passar por um processo de revitalização cuidadoso.

No entanto, não se preocupe. Seguindo as nossas dicas de cuidados básicos para barba em pouco tempo sua barba ficará protegida, bonita e saudável! 

Deu pra entender? 

Esperamos que você tenha aprendido os 7 cuidados básicos para barba ressecada. E lembre-se: Não deixe sua barba chegar ao ponto de precisar de uma revitalização. Cuide-se e você não terá este problema mais! Abraços e até a próxima! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.