corte de cabelo mullet

A volta do cabelo Mullet

Parece que a moda realmente não conhece limites. Ela é cíclica, ou seja, vai e volta. Quando pensamos que algum estilo está ultrapassado, ele vem com tudo! Esse é o caso da volta do cabelo Mullet, que está retornando com grande força nos EUA, Europa e Brasil. Esse retorno, é claro, está vindo repaginado e moderno! Se liga.

Hoje vamos contar um pouco da história do Mullet na cultura e na música dos anos 80, tanto nos Estados Unidos como aqui, em terras tupiniquins e apontar o seu retorno como forte tendência para os próximos anos.

Não só isso, vamos explicar também o porquê deste penteado tão… digamos, esquisito, voltar para a cabeça dos homens e das mulheres nos dias atuais. 

O QUE É UM MULLET?

Meu velho, um Mullet é o penteado de cabelo grande na parte de trás, alongando-se até depois da nuca e curto na frente.  Para sermos um pouco sinceros, ele é bem esquisito e chamativo, há contudo, controvérsias. Eu que vos escrevo ostento um tremendo mullet há algum tempo, e adoro! kkk

corte de cabelo mullet
Eu (Vinícius Vasconcelos) e meu amigo Danilo Alfonso, barbeiro de Lisboa que veio ao Brasil criar o meu corte de cabelo mullet na Barbearia Ruiz, em Belo Horizonte.

Como um dos motivos do texto é apontar e apresentar modernidades no tradicional mullet dos anos 80, se liga no nome deste corte criado pelo barbeiro Danilo Alfonso, de Portugal: Flap Top Pompadour Duck Ass With Mullet. Vai anotando!

Abaixo colocamos um pequeno passo a passo para executar o penteado mullet pompadour pelas mãos do Barbeiro Ramon Ruiz, proprietário da Barbearia Ruiz, em Belo Horizonte/MG.

Penteado Mullet Pompadour
Penteado Mullet Pompadour

O primeiro passo é a utilização da pomada Fiber Cream Don Alcides Freak Show para o cabelo ganhar volume, sustentação e fixação.

O segredo do Pompadour é uma pomada que gere sustentação e volume ao topete.

Repare como a pomada Fiber Cream Don Alcides Freak Show gera volume, textura e fixação ideal para modelar os fios.

mullet moderno
Mullet moderno. Esse é o mullet nos dias atuais.

Se hoje o penteado parece estranho, todavia nos anos 80, o mullet era o penteado mais moderno e descolado de todos. Aquele que portava um Mullet arrancava suspiros por onde passava, vale ressaltar: não é o meu caso hoje.

Vale destacar, o corte de cabelo mullet foi imortalizado na época do Glam Rock por estrelas como David Bowie e Rod Stewart.

Símbolo da rebeldia, não demorou muito até o Mullet virar febre entre adolescentes e jovens adultos. Quem não tinha um Mullet não era da “galera legal”. 

E não pense que o Mullet era apenas para quem tinha o cabelo liso não. Lionel Richie, a estrela do Soul tinha um Mullet épico com seu cabelo crespo. 

lionel richie mullet
Lionel Richie e seu Mullet encaracolado Style 80′

Quem aí não se lembra da balada romântica Stuck On You, ou da animada All Night Long (All Night). Enquanto escrevo esse texto sobre a volta do cabelo mullet, aproveitei para dar play aqui no escritório da Don Alcides e escutar um pouco de Lionel Richie e relembrar os anos 80. Se liga no groove!


Caipiras americanos

Contudo, talvez os maiores influentes do cabelo Mullet foram os caipiras americanos, os famosos Rednecks. Até hoje, muitos usam esse penteado enquanto escutam Willie Nelson em uma picape 4×4 tomando uma Budlight gelada. 

Willie Nelson e seu mullet redneck!

Uma coisa é certa: o Mullet foi um penteado popularizado principalmente por músicos. Aliás, a título de curiosidade, uma das minhas maiores influências é a música caipira americana. Destaque para: Johnny Cash, Hank Williams, Waylon Jennings e o próprio Willie Nelson, é claro! Obviamente, bandas como Lynyrd Skynyrd e Creedence tocam sempre por aqui também. A Don Alcides vive e respira música, vale destacar, lançamos a primeira linha de cosméticos da banda Rolling Stones no mundo!

Linha de cosméticos dos Rolling Stones
Linha de cosméticos dos Rolling Stones

E como tudo que começa nos EUA chega por aqui, é claro que essa moda do cabelo mullet ia acabar chegando no Brasil, má friend! Quem não se lembra dos famosos mullets dos ícones do sertanejo raiz?

A introdução do cabelo mullet no Brasil

Zezé di Camargo e Luciano, Gian e Giovanni e claro, os Mullets mais famosos do Brasil: Chitãozinho e Xororó. 

mullet chitãozinho e xororó
Mullet chitãozinho e xororó

Assim como foi nos Estados Unidos, os Mullets foram no Brasil uma moda passageira, mas que marcaram época. Febre entre os artistas brasileiros, muitas mulheres também adotaram o penteado para entrar na moda. 

POR QUE O MULLET VOLTOU? 

Bom, na verdade não existe uma explicação única, mas sim, uma série de fatores.

Primeiramente, ninguém entende muito bem a moda. Ela é cíclica, é comum que tendências do passado, consideradas ultrapassadas subitamente voltem com tudo. 

Entretanto, ultimamente estamos vivendo uma época de muito “saudosismo”, não só na moda (as pessoas voltaram a usar pochetes, quem entende isso?), mas também na cultura geral. 

Temos uma justificativa para isso: Veja por exemplo o fenômeno Stranger Things, da gigante Netflix. A série se passa toda nos anos 80 e os visuais dos personagens inspirados da época fazem muito sucesso, a propósito, um dos personagens, Billy, tem um Mullet bem irado.

Mullet do personagem Billy de Stranger Things

Por fim, vivemos em uma época onde as pessoas procuram cada vez mais se diferenciar e encontrar o seu próprio estilo.

O MULLETS NOS DIAS DE HOJE 

Admitimos: O Mullet não é um penteado fácil de usar. Para começar, não é um corte que você pega uma foto, leva ao barbeiro e pede pra fazer igual. Se você não tiver a cabeleira grande, vai levar pelo menos um ano para construir o penteado. Ou seja, tem que ter personalidade forte! Contudo, se você tiver garra, paciência e um pouco de coragem, o resultado é um estilo autêntico.

Destacamos a paciência em 2 sentidos: paciência para o cabelo crescer e paciência para responder o motorista de Uber, as pessoas na fila do supermercado, o carteiro que te entrega uma encomenda.. todos perguntam: “você é músico?” – Tenho quase certeza que é por conta dos mullets.

Mullet atual

A primeira coisa que você precisa fazer é deixar o seu cabelo crescer, pois uma das características clássicas do mullet é o cabelo que saí por trás cobrindo a sua nuca. 

Depois, pesquise na internet algumas referências para você entender um pouco melhor qual estilo combina mais com você. 

Os tipos de mullet

Essa é a beleza do Mullet moderno: Ele se adapta com facilidade. Se seu penteado seguir as 3 regras do Mullet (Curto em cima, raspado aos lados e grande atrás), você pode inventar o estilo que quiser. 

Por fim, quando decidir qual tipo de Mullet você acha que combinará melhor com você, por favor, POR FAVOR vá a um barbeiro. Esse corte já é difícil de ser feito por qualquer cabelereiro, imagina então tentar fazer sozinho. 

A Don Alcides é pioneira no segmento de produtos para saúde e manutenção da barba no Brasil, logo conhecemos uma centena de barbearias credenciadas a mandar o corte pra você. Se liga na lista com as principais barbearias do brasil, segundo o nosso critério.

Troque uma ideia com o seu barbeiro sobre o corte. Ele provavelmente vai te dar algumas dicas também sobre estilo, barba, formato de rosto, quais produtos usar etc. 

Dica Don Alcides: Mullets combinam para caramba com bigodes. Você fica com um ar de personagem de filme de ação com baixo orçamento dos anos 80, ou seja, incrível.

Cabelo mullet atual
Cabelo mullet atual. Conheça variações modernas do corte que foi sucesso nos anos 80.

E para criar os mais variados de penteados para dar atitude ao seu mullet, sugerimos a pomada Fiber Cream Don Alcides Freak Show.

I’LL BE BACK

E aí, entendeu um pouco mais sobre o cabelo Mullets? Esperamos que sim! 

Eles são, digamos, “especiais” kkkk. Mas com certeza possuem sua beleza e estilo! 

Por aqui, falamos sempre sobre cabelo, moda e estilo. Se tiver alguma sugestão, dúvida, crítica ou quiser apenas trocar uma ideia, deixe seu comentário! No mais, viva a volta do cabelo mullet e até a próxima!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.