Alerta! 7 cuidados com a barba que você precisa ter

Manter a barba em dia, principalmente para quem tem a rotina corrida, não é das tarefas mais fáceis. Existem produtos certos e macetes para que ela fique mais macia, por exemplo. Por isso mesmo, alguns cuidados com a barba são essenciais.

A seguir, preparamos um guia básico para tirar as principais dúvidas que surgem no dia a dia do barbudo. Se liga!

Quais produtos usar para cuidar da barba?

O primeiro passo dessa jornada é entender que você precisa de alguns aliados. Hoje em dia, existem produtos para modelar, mas também cuidar e hidratar a barba. Entenda o que adotar na rotina!

1. Use um óleo para a barba

Sabia que só de sair na rua sua barba corre riscos? Tem o sol, a poluição e o vento, que acabam deixando os fios mais ressecados. Puxado, né? É aí que entram os óleos para barba, responsáveis por repor nutrientes, dar brilho, evitar pontas duplas na barba e dar aquele ar de saúde na madeixa facial.

Nossa pele gera uma oleosidade natural, que por si só, alimenta os fios da barba. Contudo, barbas muito longas, não conseguem receber este óleo natural da raiz até as pontas. Daí a importância do óleo para barba! Ele irá suprir essa deficiência do organismo e manter a barba forte e hidratada. Usar um bom óleo é uma das principais dicas de cuidados com a barba que você precisa ter.

Uma dica para quem gosta de produtos de alta performance, é o Óleo para barba da banda Rolling Stones. Produto oficial licenciado pela Don Alcides em parceria com a Universal Music. O Óleo dos Stones foi elaborado com blend de silicones nobres que gera uma proteção extra aos fios da barba.

Óleo para Barba licenciado The Rolling Stones

2. Aprenda a modelar a barba com cera e pentes

Você já ficou se perguntando como algumas barbas parecem desenhadas a mão? Pois bem, algumas vezes elas são mesmo. Para tal, é preciso encontrar um pente específico, que costuma ser menor, com design e dentes cuidadosamente espaçados para pentear a barba e bigode, e uma cera ou pomada, que deixa os fios mais maleáveis e, muitas vezes, hidratados.

Pentear a barba com frequência irá ajudar a alinhar a cutícula dos fios e manter a barba domada. Portanto meu velho, se queres uma dica, tenha sempre por perto um pente para barba!

3. Invista em um tônico para crescimento

Percebeu que a barba demora uma eternidade para crescer? Talvez você precise investir em um tônico para crescimento. Ele pode ajudar a alcançar aquele almejado visual mais uniforme e volumoso, cobrindo falhas e acelerando as coisas. A Don Alcides lançou em 2019 um novo produto para crescimento de barba! Sua formulação foi criada junto à Academia Brasileira de Tricologia. O produto tem ativos de patente européia muito superiores ao já defasado minoxidil, popular tônico para crescimento de cabelo e barba no mercado desde os anos 80.

Fator de Crescimento para Barba Don Alcides
Fator de Crescimento para Barba Don Alcides

Como lavar a barba?

Achou que era só jogar uma água para manter a higiene em dia? Nada disso. Acompanhe o que fazer para ter uma barba limpa e saudável.

4. Mantenha uma frequência

O ideal é lavar a barba, pelo menos, dia sim, dia não. Isso depende muito de sua disponibilidade, mas é importante criar uma rotina de cuidados. O mínimo que se espera é jogar uma água morna. Para os barbudos atletas, recomenda-se lavar a barba sempre após os treinos.

5. Empregue produtos específicos para a barba

A tentação de usar o shampoo normal ou o sabonete é grande, mas isso pode deixar os fios duros e quebradiços, além de ressecar a barba e a pele do rosto. Entendeu agora por que vale a pena gastar um pouco mais?

Além da limpeza mais profunda, shampoos específicos ajudam no crescimento da barba e bigode e deixam uma sensação gostosa de refrescância.

Shampoo para barba Don Alcides

Sabonetes geralmente possuem Ph muito alcalinos, que tendem a ressecar a barba. Como os fios da barba já tendem a ser secos e quebradiços, o uso do sabonete irá torná-la ainda mais ressecada. Ou seja, meu velho barbudo.. fuja dos sabonetes e utilize em sua barba somente shampoos específicos!!

Como deixar a barba macia?

Com certeza você já viu (ou viveu) essa cena antes: ouviu uma reclamação do mozão sobre a barba espetar ou teve a má sorte de descobrir por conta própria. Então anota essas dicas para deixar a barba macia e não passar mais por esses perrengues.

6. Apare os pelos com certa frequência

Por mais que você queira deixar a barba crescer, é importante aparar os pelos de tempos em tempos. O truque, além de evitar que a barba acabe pontuda, ainda mantém o visual em dia.

Em vez da máquina de barbear, invista mesmo na boa e velha tesoura. Além da facilidade no manuseio, ela evita falhas.

7. Tenha um balm para barba

balm para barba age junto com o shampoo para perfumar a barba e bigode, ainda resultando em um toque macio. Além de repor nutrientes perdidos, ele tem função protetora, evitando os danos que os fios sofrem no dia a dia. O balm, além de tratar a barba, cuida da pele do barbudo, evitando urtigas, coceiras e irritações.

Balm Hidratante para Barba

A primeira coisa que perguntam a um barbudo, é se a barba dele coça! Já escutamos isso centenas de vezes, não é mesmo? Uma barba sem cuidados, realmente tende a coçar.. porém, barbas bem cuidadas com produtos específicos, não coçam! Daí a importância de utilizar produtos específicos para a saúde da barba e bigode.

Com essas dicas, fica muito mais fácil exibir uma bela barba. Só não vale ficar relapso e deixar um ou outro passo de lado. Afinal, o resultado vem de todo um conjunto de cuidados com a barba. Aproveite, então, para conhecer alguns produtos específicos e altere a sua rotina desde já!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.