aprenda a controlar frizz na barba

Aprenda a controlar frizz na barba

Fala marujo, tudo bem? Sabe quando sua barba fica toda arrepiada, com os fios rebeldes e ressecados? Em outras palavras, sabe quando sua barba está com aquele aspecto digamos… feia pra caramba? Esse é o famoso efeito frizz. Convenhamos, ninguém quer a barba frisada, certo? Portanto, hoje iremos te explicar como controlar frizz na barba! 

Entenda o que é frizz na barba.

O efeito frizz é o nome dado para os pelos da barba que ficam arrepiados, gerando a impressão que estamos com a barba mal feita e mal cuidada. Por conta do frizz, o ato de modelar a barba torna-se uma tarefa difícil, levando muitos homens inclusive, a desistirem da barba.

Mas porquê ocorre o efeito frizz na barba?

A causa principal do frizz na barba é a falta de hidratação nos fios. Vale ressaltar, não existe apenas um fator determinante, trata-se de um conjunto de problemas que, somados, resultam nesse incomodo. 

Contudo, segundo especialistas em pesquisa e desenvolvimento de produtos Don Alcides, o principal fator causador do frizz, é a falta de hidratação dos fios que levam ao ressecamento da fibra capilar da barba. O atrito entre as mexas ressecadas promovem o efeito frisado.

Além disso, alguns hábitos podem levar ao frizz na barba, como por exemplo: falta de uma limpeza adequada e o ato de pentear a barba com pentes de plástico. Pentear a barba é ótimo, porém, utilize somente pentes de madeira, pois eles retiram a estática dos fios ajudando a acalmar a barba tornando-a menos frisada.

O que acontece é o seguinte: Nosso cabelo é formado por pequenas camadas que ficam juntas e unidas. Sem uma boa rotina de cuidados  com nossos fios, essas pequenas camadas vão se descolando aos poucos, resultando nesse efeito indesejado de arrepio da barba. Portanto, os fios ficam rebeldes, difíceis de controlar e modelar. 

A sorte é que apesar de ser um probleminha chato, é muito tranquilo de resolver. Se liga nas dicas abaixo: 

COMO CONTROLAR A BARBA FRISADA? 

Assim como o efeito frizz ocorre por conta de uma combinação de fatores, para resolvê-lo, precisamos também de alguns esforços em conjunto que, apesar de parecerem básicos, são essenciais para a saúde e manutenção da barba.

Lave sua barba com Shampoo específico para barba

Meu velho, o hábito de lavar a barba é primordial para a saúde dos fios. Ele deve ser diário e até 2x ao dia. O ideal é lavar pelo menos antes de dormir e também recomendamos no intervalo de atividades físicas, caso você pratique alguma (esperamos que sim). A propósito, você sabia que praticar atividades físicas ajuda no crescimento da barba?

Assim como os fios do nosso cabelo, a nossa barba também precisa ser lavada periodicamente, principalmente para manter a boa higiene. Os fios da nossa barba são bem grossos e muitas vezes mais secos e enrolados que o cabelo. Isso favorece a adesão de pequenas partículas de sujeira, restos de alimento, pele morta, óleos naturais da nossa pele e etc. Tudo isso irá contribuir para o frizz na barba. Portanto, aposte no shampoo para barba!

Shampoo para barba
Shampoo para Barba no controle do frizz

A importância do Shampoo para barba no controle do frizz

Feito com o pH adequado para ao rosto, ele oferece uma limpeza mais suave e menos agressiva. Além disso, também contribui para nutrir e hidratar os fios. 

Contudo, uma das melhores funcionalidades do shampoo para a barba é “preparar o terreno” para outros cosméticos. Por exemplo: de nada adianta passar um Balm com a barba toda suja. O produto terá o seu efeito reduzido e a hidratação que o Balm oferece será desperdiçada. Se quiser saber um pouco mais sobre shampoo para barba, fizemos um pequeno guia aqui! 

Hidratar, hidratar e hidratar!

Lembra que falamos que o fio de cabelo é composto por camadas que, quando mal cuidado, vão descolando? Um dos grandes causadores deste problema, como citado acima, é o ressecamento dos fios. Portanto, hidrate a barba.

Não é a toa que os fios da barba com efeito frizz são duros, arrepiados e quebradiços. Eles estão secos! 

Logo, a melhor forma de combater o ressecamento é hidratando os fios. Podemos hidratar a barba através de dois hábitos diários: a utilização de Balm e Óleo para a barba. 

O Balm para a barba é um bálsamo hidratante feito com nutrientes próprios para hidratar e nutrir os fios da sua barba. 

Além disto, é um ótimo pós barba por conta da sua propriedade emoliente e nutritiva. O Balm hidrata e protege a pele tratando, ao mesmo tempo, da pele e do pelo, evitando o desconforto da coceira e da irritação.

Como usar balm para barba?

Para usar o Balm, não tem erro: Depois de lavar a barba com shampoo específico, seque os fios com cuidado. Recomendamos uma toalha. Depois disso, passe um pouco do balm em uma das mãos, esfregue-as para espalhar o produto e massageie todo o comprimento da barba e rosto sob os pelos.

Balm para barba
Balm para barba

Óleo para barba

Outra forma de hidratar os fios é com o Óleo para a Barba! Assim como o Balm, o Óleo foi criado para proteger, hidratar e nutrir os fios. Contudo, o Óleo para barba possui algumas características diferentes do balm. 

O Óleo gera um acabamento com brilho enquanto o Balm promove um acabamento mais natural, sem brilho. Nada impede de você utilizar os dois, aliás, vale ressaltar, a utilização do Balm e Óleo gera um blend potente para o máximo de cuidados com a barba.

óleo para barba
Óleo para barba

Umas das melhores armas contra o frizz na barba: Pente de Madeira. 

O pente é a ferramenta indispensável para qualquer barbudo, meu velho! Algumas vantagens do pente de madeira são: 

  • Desembaraça os fios, ajudando a tirar o efeito rebelde e bagunçado da barba;
  • Pentear a barba após aplicar produtos como o balm e óleo, ajuda a espalhar o produto uniformemente sob os fios;
  • O hábito de pentear a barba evita que você fique cutucando os pelos o tempo todo. Nossa mão é muito suja e essa sujeira passa facilmente para nossa barba;
  • Pentear a barba ajuda a retirar pelos frágeis e soltos. 
pente para barba e bigode
Pente de madeira para barba e bigode

NO CONTROLE

Meu velho, deu pra entender um pouco mais sobre o efeito frizz na barba e como controlar? Qualquer dúvida, sugestão ou dica, basta deixar um comentário. Grande abraço e até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.