Aprenda como usar pomada para cabelo

Se você chegou até este post é porque provavelmente está com uma pomada para cabelo em mãos mas não sabe muito bem a forma correta de utilizar, certo? Deve estar aí se perguntando se deve usar com o cabelo seco, com o cabelo úmido, se há necessidade da utilização de um secador para ajudar a levantar os fios, qual quantidade aplicar, enfim. Relaxa que no post de hoje vamos te mostrar como usar pomada para cabelo, um dos cosméticos mais úteis no universo da estética masculina.

Mas também, se você ainda não adquiriu a sua pomada e não sabe qual o tipo escolher, fique tranquilo que iremos te ajudar! Aprenda tudo sobre os diferentes tipos de pomada, os diferentes efeitos, e o principal, como usar!

Tipos de pomada para cabelo

Antigamente se um homem queria estilizar a cabeleira ele tinha uma única opção: gel fixador. Contudo, para a nossa alegria, atualmente existem vários tipos de pomadas para cabelo no mercado. A forma de consumir esses produtos também mudou. Enquanto o Gel é encontrado nas farmácias e drogarias, as pomadas são comercializadas em barbearias e lojas de cosméticos especializadas. Entenda as diferenças entre Gel e Pomada para cabelo.

Com a evolução da tecnologia, a indústria cosmética ampliou o leque de opções e encontramos inúmeros tipos de pomadas para cabelo. Cada qual para uma estrutura e textura específica.

Neste contexto os efeitos são vários, enquanto o antigo Gel deixava os cabelos com aspecto único e exclusivamente molhado, as pomadas estilizam com efeito seco, efeito molhado, pouco brilho, muito brilho…

Existem também as pomadas fibrosas, que geralmente são feitas com fibras de argila branca que geram bastante volume e textura para um penteado despojado e bagunçado. É o caso da pomada abaixo, a Fiber Cream da Don Alcides.

Pomada Fiber Cream Don Alcides Freak Show, elaborada com fibras de argila branca.

As pomadas para cabelo são bastante variadas, destacamos ainda as feitas a base de óleo e base de água! As pomadas permitem criar absolutamente qualquer tipo de penteado com o efeito que o homem desejar.

Penteado com pomada matte efeito seco
Penteado com pomada matte efeito seco

Como criar penteados com diferentes pomadas?

Apesar do grande número de opções, as mais populares entre os homens são as pomadas de efeito molhado e as pomadas de efeito seco. Basicamente as pomadas de efeito seco, ou matte, geram um acabamento natural.

Elas geram aquela sensação de que não há produto no cabelo e que você acabou de acordar com a cabeleira bagunçada e foi pra rua. Enquanto que as pomadas molhadas geralmente são a base d’água ou óleo e geram um aspecto de brilho, parecendo que você acabou de sair do banho.

Pomada brilho a base de água efeito molhado
Pomada brilho a base de água. O penteado mantém efeito molhado ao longo do dia.

Dito isso, nota-se que as pomadas de efeito matte geram penteados modernos e bagunçados, enquanto as pomadas de efeito molhado são utilizadas para penteados clássicos, tipo aqueles gângsters dos anos 20, com cada fio em seu devido lugar, surrealmente impecável.

Penteado com pomada base água efeito brilho

As pomadas efeito seco são as mais comuns para serem utilizadas no dia a dia. Sua finalização em seco é perfeita para criar um efeito de “bagunçado natural” no cabelo. 

pomada matte alta fixação Don Alcides
Pomada matte alta fixação Rolling Stones by Don Alcides

Já as pomadas efeito brilho possuem uma finalização assim como seu nome, mais chamativa. O cabelo fica com aspecto de molhado, bom para dar um toque extra e classudo no acabamento.

Pomada para cabelo faz mal para os fios? 

Algumas pessoas pensam que por ser uma pasta que fixa os cabelos, a pomada pode fazer mal à saúde dos fios. Obviamente produtos certificados na ANVISA e com tecnologia de pesquisa e desenvolvimento por trás das produções não irão danificar a saúde dos fios. Ao usar pomadas para cabelo, além de estilizar o penteado, você ainda contribui para nutrir e fortificar os fios.

É o caso da pomada matte dos Rolling Stones em parceria com a Don Alcides. Além de modelar o cabelo ela ainda hidrata os fios através de um ativo chamado Candelilla. Ela é rica em nutrientes e ácidos graxos e além de modelar, proporciona hidratação e proteção extra aos fios dos cabelos.

Ou seja, pode usar sem medo! Detalhe, você sabia que existem pomadas para cabelo que ao invés de modelar, cumprem com o papel de hidratar os fios e combater o frizz? Se acha que estou falando grego, se liga no poder do Leave-in para cabelo masculino.

Como usar pomada para cabelo?

Bom, agora que você entendeu um pouquinho mais sobre as pomadas para cabelo, vamos te ensinar como usá-la passo a passo. Simbora! 

O primeiro passo é pegar um pouco da pomada com os dedos. Não precisa ser muito, apenas o suficiente para você conseguir espalhar por toda a área do penteado. Portanto, sugerimos em média uma tampa do dedo indicador.

Depois, com o produto nos dedos, esfregue as mãos espalhando a pomada por toda palma. Fazendo isso você facilita a aplicabilidade da pomada por todo o comprimento dos fios.

O próximo passo é modelar o cabelo da forma que preferir.

Qual a melhor maneira de aplicar a pomada no cabelo?

O mais comum é utilizar a pomada com os cabelos secos, após lavar devidamente os fios. Saindo do banho sugerimos secar o cabelo e ao mesmo tempo, aproveitar para ir penteando os fios no sentido do penteado desejado.

Em seguida, aplique a pomada para segurar o penteado. Logo após a aplicação, o cabelo ganha sustentação e mesmo aqueles fios bem finos conseguem levantar graças ao poder de fixação do produto.

Basta você ir modelando os fios com a mão do jeito que você gosta que o penteado vai segurar firme o dia inteiro.

Posso utilizar secador de cabelo para estilizar o penteado?

Muitos profissionais utilizam secador de cabelo logo após passar a pomada nos fios. O calor do vento somado à uma boa escova ou pente irá ajudar a levantar ainda mais os fios.

Penteado com pomada matte e secador quente para gerar volume e movimento

Ou seja, o secador pode ser utilizado tanto para secar os fios ao mesmo tempo em que você direciona o penteado, e também após a aplicação da pomada para otimizar o efeito da estilização.

Obs: Ao aplicar a pomada, espalhe com um pente para melhor distribuição do produto sob os fios e aí sim entre com o secador.

Qual a melhor hora para passar a pomada para cabelo? 

Sempre depois do banho com o cabelo devidamente limpo, dessa forma o produto terá sua melhor performance de aplicabilidade e fixação.

Você pode escolher passar a pomada com os cabelos úmidos ou secos. O mais legal é que dependendo do momento que você aplicar a pomada, o resultado final é diferente. Saca só:  

Ao usar pomada no cabelo úmido, você facilita a aplicação e as mechas do seu cabelo ficam mais “juntas” no penteado. Já quando passamos no cabelo seco o efeito de cabelo “bagunçado” é mais evidente. 

Dica especial Don Alcides sobre como usar pomada para cabelo: Agora, se um dia você quiser realmente arregaçar no penteado, você pode criar um Blend de pomada seca e pomada brilho. Basta modelar o penteado com a pomada seca e depois utilizar só um pouquinho da pomada efeito brilho para dar aquele toque especial! 

Pomadeus e até a próxima! 

Caramba, esses trocadilhos de saída estão ficando cada dia piores. 

Mas de qualquer forma meu velho, esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre as pomadas, quais os tipos disponíveis no mercado e principalmente, esperamos que você tenha aprendido como usar pomada para cabelo. Se tiver mais alguma dúvida, opinião ou sugestão, deixe sua mensagem nos comentários e vamos trocar uma ideia! Forte abraço e até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.