como fazer a barba em casa

Como aparar a barba em casa?

Fala meu velho! Então você está tentando deixar a barba crescer, mas claro, sem parecer um troglodita direto das cavernas, correto? Passou na barbearia e deu aquele tapa no visual, mas após uma semana, se perguntou: “Como aparar a barba em casa e manter o corte que eu fiz na barbearia?” 

Bom, como dizia aquele programa antigo da Globo, “os seus problemas acabaram!” Se liga nessas dicas que nós aqui da Don Alcides montamos para te ajudar a aparar sua barba em casa e manter aquela idéia de barba feita e rosto limpo! 

PRIMEIRO, AQUELE BANHO! 

Como sempre falamos aqui, antes de qualquer tipo de trabalho em sua barba, o mais importante é estar com o rosto limpo e hidratado. Portanto, a melhor hora de aparar os fios para manter o corte da barba é após o banho, por conta do vapor que abre os poros do rosto e amacia os pêlos da barba.

lavar a barba no banho
Lavar a barba no banho

Só lembrando que é muito importante que durante o banho você tenha usado shampoo especializado para barba! Esses shampoos são feitos especialmente para os fios da barba, possuindo nutrientes que hidratam e tratam a sua barba da maneira correta. O resultado é uma barba macia, brilhante, cheirosa e saudável! 

Shampoo para barba
Shampoo para barba

Deste modo, se torna indispensável que você utilize os shampoos corretos, ok? 

AGORA, PREPARAR O TERRENO: 

Agora que sua barba já está macia e hidratada, pegue um pente, preferencialmente de madeira (pois os de plástico podem causar estática e arrepiar seus fios da barba, o chamado efeito frizz) e penteie os fios de cima para baixo, do início (maçã do rosto) ao fim da barba (queixo e maxilar). 

Esse movimento irá jogar todos os fios em uma direção, evidenciando os que estão fugindo do corte, facilitando muito nosso processo de manter o estilo da barba que você criou na barbearia. 

É muito fácil perceber quais são os fios que estão fugindo do corte. No bigode, são os fios que invadem o espaço dos seus lábios. Já na parte inferior e lateral da barba, são os fios que começaram a crescer em direções diferentes e fora da simetria do seu rosto. Portanto, quando você penteia sua barba para baixo fica bem evidente quais são. 

pente para barba e bigode
Pente para barba e bigode

Temos que lembrar que estamos aparando nosso corte, e não criando um novo estilo para nossa barba. Ou seja, queremos manter o estilo que já estamos usando. Por isso, devemos tirar apenas os excessos. Ao aparar a barba em casa, seja cuidadoso!

Pronto, agora que preparamos o terreno para conseguirmos trabalhar com facilidade em nossa barba para manter o corte que fizemos na barbearia, precisamos da nossa ferramenta de combate! 

MAQUININHA OU TESOURA? 

Bom, essa é uma pergunta complicada. Tudo depende da disposição do que temos em casa, mas pelo menos uma das duas você precisa ter, claro! 

A maquininha é muito prática e quanto de melhor qualidade, melhor será o trabalho que ela fará. O interessante é que seja uma máquina certa para aparar os fios (sim, existem diferentes tipos de maquininha para diferentes funções) e de uma boa potência para cortar os fios mais finos sem maiores problemas. 

Por outro lado, a maquininha não tem a finesse e a precisão da tesoura, claro. Com a tesoura basicamente conseguimos desenhar nossa barba, facilitando muito o processo de manter o estilo que você pediu para seu barbeiro. 

Portanto, entre a maquininha e a tesoura, preferimos a tesoura por conta da precisão. Mas vale lembrar que se a tesoura estiver ruim ou cega, vá de maquininha mesmo. Ou seja, use o que você se sentir mais confiante e confortável! 

APARE DE LEVE OS PELOS QUE FOGEM DO PADRÃO 

Agora que você penteou os pelos da sua barba para baixo, você consegue ver claramente no espelho os fios que pipocam fora do padrão em seu rosto. 

Assim como falamos, apare os fios que invadem o espaço dos seus lábios no bigode, e também apare de leve na maçã do rosto, queixo e maxilar os fios destoantes do restante. Lembre-se, sempre apare em linha reta, para dar aquele efeito legal de rosto quadrado. 

Por fim, é importante que você passe uma lâmina nos fios que cresceram fora do desenho que o barbeiro fez pra você. Sabe aquele pêlos que nascem no alto da maçã do rosto, perto da lateral do seu nariz? Não esqueça de tirá-los, pois são eles que dão ao seu rosto aquele aspecto de sujo que ninguém gosta. 

Deste modo, quando você acabar de cuidar da sua barba você ficará com aspecto de limpo e bem cuidado, mantendo o corte da barba que você fez na barbearia! 

ATÉ ONDE DEVO APARAR MINHA BARBA NO PESCOÇO? 

Meu velho, este é o pulo do gato. Muita gente tem essa dúvida de até onde deve manter a barba no pescoço.

A resposta é simples: Regra dos dois dedos. Pegue seu dedo indicador e do meio, junte-os e coloque logo acima do seu pomo de adão. Acima de seus dedos é onde a linha da barba deve estar! Simples assim. 

POR FIM, DON ALCIDES NELES! 

Meu velho, depois que trabalhou tudo que tem direito em sua barba bela, finalize tudinho com um Balm ou Óleo! Esses produtos vão hidratar, nutrir e amaciar sua barba, conferindo um brilho característico e por fim, deixando um cheiro delicioso para ninguém resistir! 

Kit para os cuidados da barba e bigode
Kit para cuidar da barba em casa

Portanto, não se esqueça: A barba precisa de muitos cuidados assim como qualquer outra parte do corpo, e existem produtos específicos para cuidar dela da melhor forma possível, ok?

Bom, essas foram as dicas para você que se pergunta: “Como aparar a barba em casa?” Fim do mistério, meu velho!! Esperamos que vocês estejam gostando desse conteúdo informativo de dicas de lifestyle e cuidados com a barba!

Até a próxima! 

Comentários

Cancelar

  1. Excelente o conteúdo
    Sem dúvidas
    Obrigado!