gel ou pomada para cabelo

Diferenças entre Gel e Pomada para cabelo

Um dos produtos mais antigos para estilizar cabelos masculinos é o famoso Gel Fixador. Por muito tempo ele figurou nos banheiros de praticamente todos os lares. O produto era até então, a melhor opção quando o assunto era deixar a cabeleira dura. Contudo, o mercado de cosméticos evoluiu bastante e os homens passaram a substituir o Gel por Pomadas. Qual a melhor opção? Hoje iremos falar das diferenças entre Gel e Pomada para cabelo.

Em tese, ambos possuem a mesma função: Fixar os fios do cabelo para criar novos penteados e estilos. Contudo, uma das diferenças entre ambos é quanto à finalização que o produto oferece.

O Gel, em 100% das opções deixa o cabelo com aspecto molhado, enquanto as pomadas promovem além de penteados com brilho e aspecto molhado, elas promovem também penteados naturais com aspecto seco, seja à base de água, óleo, fibras ou ceras. Com isso, as opções de penteados são muito, mas muito maiores!

Penteado finalizado com pomada modeladora. Repare no equilíbrio entre o brilho e o aspecto matte, mostrando a versatilidade na criação e estilização.

Vale ressaltar no entanto, que a maior diferença entre Gel e Pomada para cabelo é quanto à propriedade de tratar os fios. Enquanto o Gel muitas vezes é à base de álcool e formulado com ativos bem simples e inclusive prejudiciais às propriedades da saúde dos fios, as pomadas para cabelo em sua maioria são formulados com ativos mais modernos e potentes, que, além de estilizar o cabelo, ainda cumpre com o papel de nutrir e cuidar da saúde dos cabelos. 

Resumindo: o gel fixador para cabelo é um item defasado, enquanto as pomadas são frutos modernos de pesquisa e desenvolvimento para criação de penteados versáteis, complexos e adaptáveis a todos os tipos e texturas de cabelo.

Gel faz mal para o cabelo?

De forma prática, o Gel deixa o cabelo bem “duro” e com um aspecto molhado. Ao longo do dia o Gel pode ser parcialmente retirado do cabelo passando a mão sobre os fios. Esse processo gera a quebra do gel no penteado e muitas vezes observa-se resíduos brancos oriundos dessa quebra. A longo prazo esse acúmulo de resíduos pode tornar-se prejudicial para a saúde capilar.

Além do dano à saúde dos fios, convenhamos, ninguém deseja fragmentos brancos no cabelo ao longo do dia, correto? Por isso, quando falamos sobre as diferenças entre gel e pomada para cabelo, ressaltamos o fator saúde.

Pensando na otimização da criação dos penteados e principalmente, na durabilidade ao longo do dia, a indústria cosmética evoluiu e criou pomadas modeladoras para cabelo.

Diferenças no modo de uso entre Gel e Pomadas para cabelo

O Gel deve ser aplicado com o cabelo úmido, após o banho e com o cabelo devidamente limpo. O resultado é um cabelo com alta fixação e efeito molhado.

Já as pomadas podem ser aplicadas com o cabelo seco, parcialmente molhado ou úmidos. O legal é que para cada forma de aplicação, há um resultado diferente. Além da diferença na aplicação, as pomadas diferem ainda em sua base de formulação. Existem pomadas à base de água, base de óleo e base fibrosa, como por exemplo a Fiber Cream da Don Alcides.

Pomada Fibrosa Don Alcides
Pomada Fiber Cream Don Alcides Freak Show, feita a base de fibras de argila branca para gerar textura, volume e movimento com o máximo de fixação.

Abaixo, exemplificamos um pompadour criado com a pomada Fiber Cream Don Alcides Freak Show. Repare como o cabelo ganha bastante volume e textura. As camadas do cabelo ficam bem marcadas e visíveis.

mullet moderno
Pompadour com Mullet

As pomadas à base de água geram efeitos parecidos com os do Gel: penteados com efeito brilho, ou seja, aspecto molhado. Já as pomadas à base de óleo geram penteados com brilho, porém um brilho mais opaco, sem aquele aspecto molhado, comumente observado no Gel e nas pomadas à base de água. Por fim, as pomadas fibrosas proporcionam bastante sustentação, volume e movimento aos cabelos.

Penteado finalizado com pomada fibrosa. Repare no volume, movimento e textura.

As pomadas fibrosas geram penteados bem bagunçados e modernos, permitindo ainda a reestilização do penteado ao longo do dia. Para saber mais sobre a criação de penteados, criamos um texto bem legal sobre como usar pomada para cabelo.

Existe ainda as pomadas de efeito seco, conhecidas como pomada matte. Essas são as de maior sucesso tanto no brasil quanto no mundo. As pomadas matte geram penteados com alta fixação e aspecto natural. É como se não houvesse nada no cabelo. As pomadas matte dão aquela impressão de que a pessoa acabou de acordar com a cabeleira bagunçada e saiu de casa.

pomada matte Rolling Stones
Pomada matte Rolling Stones

Diferenças entre Gel e Pomada para Cabelo

Percebeu as diferenças entre Gel e Pomada para cabelo? São muitas né! O gel deixa o cabelo molhado e bem fixado e não permite que a pessoa passe as mãos no cabelo ao longo do dia, do contrário, o produto quebra e perde a fixação. Em alguns casos, ainda deixa resíduos brancos sob os fios.

A pomada é mais eficiente no poder de fixação e finalização. Você percebe essa diferença só de manusear o produto: Enquanto o Gel é bem mais molhado e viscoso, a pomada é mais sequinha e grossa. 

Por ser um produto que oferece mais versatilidade de penteados e finalizações mais eficazes, a pomada passou a ser muito utilizada pelos barbeiros e profissionais da beleza para criar novos estilos de cabelo. Hoje em dia é difícil você entrar em alguma barber shop que não possua essa belezura da estética masculina.

Por isto, a pomada para o cabelo é o produto mais indicado por profissionais para você começar a criar novos estilos em seu cabelo! Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas sobre as diferenças entre Gel e pomada para cabelo. Um forte abraço e até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.