Diferenças entre uma cerveja Ale e Lager

Classificar cervejas segundo um critério ou conjunto de critérios não é tarefa simples, pois são inúmeros os parâmetros que podem nortear essa classificação. As cervejas podem ser agrupadas por cor, ingredientes, método de produção, origem do estilo, teor alcoólico e etc. No post de hoje iremos entender as diferenças entre uma cerveja Ale e Lager.

Muitos especialistas classificam as cervejas de acordo com o processo de fermentação, e basicamente, os dois principais são as de fermentação de superfície (alta fermentação, ou Ale), e as de fermentação de fundo (baixa fermentação ou Lager). Essa divisão é muito prática! Os nomes Ale e Lager são utilizados em várias partes do mundo para se referir ao tipo de fermentação utilizada.

As cervejas Lager são relativamente novas na história da cerveja. Surgiram no final do século XIV, mas só ganharam notoriedade na primeira metade do século XIX.

Cerveja Ale

Conhecida como cerveja de fermentação de superfície, ou de alta fermentação (em inglês, top fermented), cuja fermentação acontece em temperaturas entre 15ºC e 25ºC, durante três a cinco dias. As leveduras Ale sobrenadam na cerveja, na maioria dos casos. As cervejas Ale tendem a ser mais densas, mais escuras, de paladar acentuado e mais aromáticas que as Lager.

Cerveja Lager

Conhecida como cerveja de fermentação de fundo, ou de baixa fermentação (em inglês, bottom fermented) , cuja fermentação acontece em temperaturas entre 9ºC e 15ºC e dura entre 10 e 14 dias. A baixa fermentação leva em geral a cervejas de aromas menos frutados e condimentados (com menos aromas de fermentação). Essas cervejas tendem a ser douradas, leves e brilhantes.

Ale vs. Lager

De maneira geral, a Lager tem menor teor alcoólico que as Ale, são mais gasosas e maltadas, menos amargas, devido ao pouco lúpulo, mais refrescantes e pouco frutadas.

No processo de fermentação, o levedo concentra-se no fundo do tanque e precisa de temperaturas mais baixas para sobreviver, agindo mais lentamente do que o levedo das Ale. As Lager permanecem maturando de uma a oito semanas em temperaturas baixas, daí o nome Lager, que significa “guardada”, “armazenada”.

Podemos dizer que as cervejas da família Lager são as mais leves e suaves do mercado. São geralmente cervejas mais simples, produzidas em grande escala. Já as cervejas da família Ale, são mais complexas, com aromas, sabores e cores variáveis.

Um bom exemplo de cerveja Ale é a Ipa e American Pale Ale. Já um popular exemplar da Lager é a famosa Pilsen, cerveja mais consumida no mundo.

Curiosidade:

Da mesma forma que o vinho e o pão, a cerveja depende do levedo, um fungo que possui uma única célula, invisível ao olho humano. Sem ele, o vinho seria simplesmente um suco de uvas, e a cerveja, um caldo doce de malte de cereais. As leveduras mais utilizadas na fabricação de cervejas são as Lager e Ale.

Então é isso, meu caro! Esperamos ter sanado de vez as suas dúvidas. Agora ficou mais claro entender as diferenças entre uma cerveja Ale e Lager. Agora é só reunir a galera e saborear a sua! E lembre-se, não há cerveja ruim. Ruim é não ter uma cerveja por perto! Como dizia Charles Papazian, fundador da Brewers Association (1950) “A melhor cerveja do mundo é a que está na minha mão”.

Assine nossa newsletter e até o próximo post sobre barba, cerveja e Rock n’Roll!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.