Doenças causadas por falta de higiene íntima masculina

O consumo de cosméticos masculinos vem numa crescente enorme nos últimos anos, e a tendência é que esse número só aumente. Os homens no entanto se preocupam muito em consumir itens de beleza como pomadas modeladoras para cabelo, shampoos, balm para barba, desodorantes e perfumes e esquecem, contudo, da higiene íntima masculina.

A falta de higiene íntima masculina pode gerar coceiras e irritações na glande e até mesmo evoluir para sérias doenças. Para começar, vamos listar alguns sinais que indicam pênis mal higienizado:

Atenção aos sinais abaixo:

  • Glande com cheiro forte e desagradável;
  • Manchas avermelhadas;
  • Placas brancas no prepúcio que escamam com o atrito;
  • Coceiras;
  • Feridas;
  • Verrugas;
  • Dores;

Glande com cheiro ruim pode muito bem ser tratado em casa com hábitos diários de limpeza íntima. Porém, achar que somente o sabonete comum e água corrente darão conta do recado é dar sorte ao azar!

Assim como as mulheres, os homens precisam de produtos específicos para a assepsia íntima.

Concordamos que até pouco tempo atrás, sabonete íntimo era um produto exclusivo do público feminino, mas o mercado mudou, para alívio dos marmanjos as empresas de cosméticos se mexeram, e agora existem nas prateleiras sabonetes com pH específicos para a glande, que irão manter a cabeça do pênis saudável, higienizada e limpa.

Sabão Crá Crá
Sabão Crá-Crá Mamonas Assassinas. O sabonete íntimo masculino mais legal do mundo!

Manter hábitos diários de limpeza e higiene utilizando sabonetes íntimos masculinos, além de evitar doenças no pênis, é um excelente investimento para a sua vida social e sexual, por isso, vamos te ensinar a escolher um bom sabonete íntimo masculino.

Como escolher sabonete íntimo masculino?

  • Certifique-se de que ele seja dermatologicamente testado
  • pH fisiológico entre 5-6
  • Fórmula com ativos naturais
  • Produto notificado na ANVISA

Agora que você já sabe como realizar a higiene íntima masculina, atenção! De nada adianta lavar a glande e o prepúcio se você não se cuidar na hora do sexo. O uso de preservativos evita uma série de doenças no pênis.

Higienize o pênis antes e após o ato sexual

Nada mais desagradável que tirar a cueca e subir aquele cheiro de peixe morto, não é mesmo? Por isso, antes do ato sexual, garanta que a ferramenta esteja em dia!

Após o sexo, recomendamos lavar o pênis com um sabonete íntimo masculino. A limpeza remove resíduos de sêmen e o excesso de lubrificante do preservativo.

Caso o homem não tenha usado preservativo, a limpeza garante a retirada do muco vaginal, substância que serve como meio de cultura para bactérias e fungos.

Nosso organismo sempre reage quando algo não está legal. Por isso, prestar atenção nas condições da glande é primordial!

Se o pênis está saudável, o cheiro é natural, não há manchas nem coceiras. Porém, se ele apresenta cheiro forte, vermelhidão, coceiras e feridas, procure ajuda.

Doenças causadas por falta de higiene íntima masculina:

Uma das doença mais comuns causada por falta de higiene íntima masculina é a candidíase.

O que é a Candidíase?

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo cândida. O fator pode estar ligado a baixa imunidade e diabetes, porém, o mais comum é a falta de higiene íntima.

Quando não limpamos adequadamente nosso pênis e região, o acúmulo de umidade somado ao calor gera um ambiente perfeito para proliferação de fungos e a evolução da cândida. Por tanto, previna-se: mantenha o local sempre limpo e seco! Dê preferência à cuecas de algodão e evite roupas apertadas.

E nem precisa falar, né! Nunca use a mesma cueca por dias seguidos. Sempre que tomar banho, troque-a por uma limpa e seca.

Sintomas da candidíase peniana

  • Odor forte
  • Inchaço na glande
  • Muita coceira
  • Corrimento branco
  • Dor ao urinar
  • Dor no ato sexual
  • Rachaduras na pele do pênis

Caso você apresente coceira, dor e vermelhidão na área genital, somados ou não de corrimento, procure um urologista.

Balanopostite

A Balanopostite é uma doença peniana que ataca o prepúcio. Ela é causada por bactérias e fungos que se alojam na pele que envolve a glande. Se não tratado, pode evoluir para um câncer peniano.

Câncer no pênis

Embora o câncer de próstata seja o mais comum no sistema genital masculino, o câncer no pênis vem afetando alguns homens.

Sintomas do Câncer Peniano

  • Feridas indolores que não cicatrizam

Sem querer assustar, mas segundo dados do DataSus, mais de mil homens tem o pênis amputado todo ano no Brasil. As causas são sempre as mesmas, negligência com os cuidados íntimos masculinos que evoluem para doenças e câncer peniano.

Então já sabe, né! Se o pênis passar de um cheiro desagradável para outros sinais como manchas vermelhas, coceiras, placas brancas, feridas e verrugas, recomendamos que procure um urologista imediatamente. Somente um exame clínico pode assegurar certas doenças.

Para evitar o desconforto, invista em sua saúde! Coloque em sua rotina o uso de um bom sabonete íntimo masculino.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.