pogonofilia

O amor por barbas: explicando a Pogonofilia

Motivo de orgulho para uns, e sofrimento para outros, a barba sempre foi um fator determinante na aparência do rosto dos homens. Apesar de muito debate, podemos dizer com certa segurança que homens barbudos fazem mais sucesso que os barbeados.  Mas e quando a simples atração evolui para algo bem maior? É justamente isso que iremos tratar hoje: Pogonofilia, o amor por barbas. 

É amor mesmo ou outras coisas?

Como estamos falando de atração, claro que não só nos restringimos ao amor. Sim, pogonofilia também significa tesão, preferência e fetiche pelos homens barbudos.

Homens e mulheres se derretendo por essa característica que, convenhamos, muda totalmente o seu rosto. 

Uma curiosidade: Pogonófilos podem ser considerados também pessoas que apreciam a barba como objeto de estudo e pesquisa.

Será que nós aqui da Don Alcides podemos então ser considerados pogonófilos? Acho que sim, afinal interesse no assunto não falta.

Você sabe o que é Pogonofilia?
Pogonofilia?

Mas sabemos muito bem que nosso relacionamento com barba não se limita ao desejo sexual. 

Nos últimos anos, a barba vem se tornando uma peça tão importante em nossa rotina que começou a afetar nossos hábitos, autoestima, estilo, profissão e até mesmo a forma que nos relacionamos.

Ou seja, a Pogonofilia também se tornou uma atitude que temos em relação à nós mesmos e a nossa própria barba! 

Será que sou pogonófilo?

Sabemos que nossas paixões tomam uma grande parcela de nossas vidas. Mudamos, nos adaptamos e lutamos por elas.

Mas quais serão as mudanças que os pogonófilos aplicam em suas vidas para abrigar essa paixão? Abaixo listamos algumas delas:

1 – Interesse amoroso

O que não é novidade para ninguém, obviamente pogonófilos optam sempre por homens com uma bela barba na hora de escolher o seu par. 

 Por parte das mulheres, estudos comprovam essa preferência é  da maioria!

2 – Mudança de rotina

Assim como todas as coisas preciosas, uma boa barba requer claro, muita atenção e cuidado. O pogonófilo não está fora dessa, sendo uma das pessoas que mais passa tempo cuidando de seus fios. 

Paciência é a palavra da vez – Cultivar uma barba grande dá muito trabalho. Além do tempo dedicado, as vezes as barbas coçam, irritam ou inflamam a pele.

Por isso é preciso se cuidar utilizando produtos próprios para a barba, como shampoos e óleos específicos que vão preparar a pele, hidratar os fios e fazer com que eles cresçam mais fortes e alinhados.

Mas para os pogonófilos, toda essa trabalheira é a melhor parte, claro! 

Kit para barba
Kit completo para os cuidados da barba

Além disso, como a barba é um dos elementos mais importantes da composição do seu rosto, não é raro que pogonófilos mudem completamente seu estilo para combinar ainda mais com seu o tipo de barba escolhida. Não é a toa que existem tantos estilos diferentes baseados na barba, como o lumberjack. 

Pogonófilos são aficionados pelos melhores produtos para barba!

Outra atitude está relacionada ao comportamento de consumo: O pogonófilo preocupa-se em comprar apenas os melhores produtos das melhores marcas para barba.

Horas são gastas em pesquisas para encontrar o produto certo para cuidar da pele e evitar inflamações, hidratar os fios e penteá-los da forma correta. 

E o que isso tem a ver comigo? 

Bom, depende. Claro que todo mundo não é pogonófilo, mas não há como negar que as barbas vieram para ficar e estão fazendo muito sucesso! 

Apesar de ser difícil apontar exatamente o motivo da explosão desta moda no universo da beleza masculina, vemos cada vez mais homens barbados representados na mídia. 

Não só isso, mas também foi facilmente perceptível o crescimento gigantesco do mercado de barbearias, cosméticos, cabelo e estética masculina.

Mas se você quer aproveitar a moda das barbas, motivos não faltam. Como é um trejeito físico muito aparente, nossa barba afeta como as outras pessoas nos percebem na sociedade.

Segundo estudos, homens com barba são vistos como mais maduros, masculinos e confiantes. 

o que é pogonofilia

Ter uma barba também traz vários benefícios para a saúde que muitas pessoas não conhecem.

Barbas nos ajudam a proteger a pele dos raios ultravioleta, prevenir alergias e manter o rosto hidratado com os óleos naturais que os fios produzem.

Agora é aproveitar! 

Depois de aprender um pouco mais sobre o que é Pogonofilia e o amor por barbas, o que você está esperando para já começar a deixar a juba crescer? Vantagens não faltam! 

“Mas Don Alcides, minha barba é rala/feia/falha!” 

Não se preocupe meu velho! Para todo problema há uma resposta. Primeiro que não faltam tratamentos e produtos que ajudem a barba a crescer.

Recomendamos consultar o seu dermatologista para escolher a melhor opção. 

Além disto, existe muita informação na internet, inclusive em nosso blog que pode te ajudar na hora de dar um tapa nos seus fios e deixá-los incríveis! 

Mas lembre-se do mais importante: A sua barba é completamente diferente de todas as outras, ou seja, única! Cuide de seus fios, teste novos produtos, estilos, shampoos, pentes.

Só assim você aprenderá o que combina mais com você e com seu estilo de barba! 

Você pode começar dando uma olhadinha em nosso site para pesquisar o que combina mais com você! 

Qualquer dúvida sobre barba, moda, cosmética ou até mesmo pogonofilia, basta deixar seu comentário!

Até a próxima!


Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.