Kit para cuidar da barba

O Kit básico para começar a cuidar da barba

Com o crescimento do mercado da estética masculina, cada vez mais produtos estão por aí à disposição dos barbudos, o que pode gerar um pouco de confusão nos novatos! Por isso, no post de hoje vamos te explicar tudo que você precisa saber para montar o seu primeiro kit básico para começar a cuidar da barba. 

Chamamos de “Kit Básico” os produtos que acreditamos serem indispensáveis para quem quer começar a cuidar da barba. Eles ajudam a diminuir a coceira, hidratam os fios, deixam a barba macia, forte e com brilho, além de tratarem a pele por baixo dos pelos contribuindo para a higiene completa da barba. 

Pensamos em produtos que você encontra com facilidade na internet, com resultados quase imediatos e que são fáceis de usar. 

1- Shampoo para barba 

Meu velho, não cansamos de falar em nossos textos uma das nossas dicas mais importantes: Shampoo para cabelo não serve para a sua barba. Anote isso!

Shampoo de cabelo além de não servir na barba, ainda contribui para fazer mal aos fios do rosto, pois eles ressecam bastante o pelo levando à quebra do fio além de pontas duplas, triplas e por aí vai.. Nosso cabelo é bem diferente fisiologicamente da nossa barba em termos de composição e características. Você mesmo já deve ter percebido isso, na barba os pelos são mais grossos e se ressecam com muito mais facilidade. 

Além disso, a pele do nosso rosto é bem diferente do couro cabeludo. Por isso, o shampoo para cabelo possui composições, propriedades e substâncias feitas para nosso couro cabeludo, e não para nosso rosto. 

Tipos de Shampoos para barba

Alguns shampoos específicos para os barbudos são elaborados com micropartículas esfoliantes que removem as células mortas do rosto, desobstrui os poros e ativam a circulação sanguínea na região da barba, estimulando o crescimento saudável dos fios. 

Por isso meu velho, o primeiro produto do nosso Kit Básico para cuidar da barba é o Shampoo específico para barba. 

Shampoo para barba
Shampoo para barba

Além de contribuir com a limpeza, nutrição e hidratação dos fios, ainda irá promover o tratamento da pele, restaurando por completo a saúde da barba.

2- Balm para barba 

Uma das coisas que mais incomodam os homens na jornada de se tornar um barbudo é o desconforto que uma barba em crescimento gera. As constantes coceiras, irritações e inflamações podem ser um grande obstáculo, principalmente para aqueles que têm a pele mais sensível. 

balm para barba
Balm para barba

Para os que sofrem deste problema, o Balm é o maior aliado. O Balm é um creme de extratos naturais, sendo sua principal função hidratar e nutrir os fios da sua barba e também sua pele. Por conta de sua propriedade nutritiva, ele hidrata e protege a barba evitando o desconforto da coceira e da irritação. 

Mas por que a barba deve estar hidratada? 

Marujo, uma barba ressecada é o maior pesadelo para um barbudo. Os fios ficam duros, cheios de pontas duplas e todos arrepiados por conta do efeito frizz. (Principalmente no frio!)

Nessa situação, o Balm Hidratante é a melhor pedida! Ao aplicar o produto, seus pelos ficam saudáveis, macios e o mais importante, protegidos. 

Por fim, o Balm também pode ser usado como pós barba, pois além de todas as propriedades que possui, também perfuma a barba na medida certa! 

kit básico para cuidar da barba
Produtos básico para cuidar da barba

3- Pente de Madeira

Pentear a barba é ritual indispensável de todo barbudo que deseja manter uma juba responsa e bem cuidada! O terceiro item do nosso Kit básico para começar a cuidar da barba, o pente de madeira possui mil e uma utilidades. 

pente para barba e bigode
Pente de madeira para barba e bigode

Quando penteamos a barba, um dos maiores benefícios é que desembaraçamos os fios, retirando restos de pele morta e sujeira e da nossa barba. Também elimina os pelos frágeis, mantendo apenas os mais fortes e saudáveis. 

Além disso, o pente para barba auxilia o barbudo a espalhar uniformemente o Balm da raiz até as pontas da barba, então até os fios mais longos são hidratados. Dessa forma, o produto é melhor aproveitado em todo o comprimento do fio. 

Outra vantagem deste pente é que a madeira não é condutor elétrico, diferentemente do plástico, que facilmente acumula energia estática. Essa energia ao ser transferida para sua barba arrepia seus pelos, causando o chamado efeito frizz. 

Por fim, o pente é importante também pois diminui nosso hábito de cutucar a barba com nossas mãos. Durante o dia muitas partículas de sujeira se acumulam facilmente em nossas mãos, então é uma boa ideia mantê-las longe de nossa barba. 

Isso é só o começo

Nobre barbudo, a ideia do Kit Básico é fornecer à você todas as ferramentas básicas para deixar sua barba saudável, sem irritações ou incômodos excessivos. 

Com o Shampoo, Balm e Pente de madeira, você conseguirá:

  • Higienizar sua barba sem agredir os fios
  • Perfumar a barba 
  • Estimular o crescimento saudável dos fios 
  • Hidratar a barba da forma correta 
  • Blindar os fios contra os efeitos das mudanças do tempo e poluição
  • Amaciar os fios da barba 
  • Evitar foliculite e coceiras excessivas

Mas lembre-se: Apesar do Kit te ajudar no início dessa jornada, existem vários outros produtos que você pode incorporar na sua rotina de cuidados com a barba que também te trarão resultados incríveis. É o caso do Óleo para barba, por exemplo. 

óleo para barba
Óleo para barba

Essas foram as nossas dicas para você montar o seu primeiro kit básico para começar a cuidar da barba. Esperamos que tenha gostado das infos, e se tiver alguma dificuldade com a sua barba, deixe sua pergunta aqui que iremos te responder! Um abraço e até a próxima! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.