foliculite na barba

O que é foliculite na barba?

Hoje iremos falar de um assunto sério que pode acometer a vida de qualquer barbudo. A foliculite. Mas afinal, você sabe o que é foliculite na barba? Trata-se de uma infecção que tem início na derme e acomete os folículos pilosos. Normalmente através de uma infecção bacteriana ou fúngica. Em alguns casos pode ser causada por vírus e até mesmo por uma inflamação de pelos encravados.

Esse problema pode incomodar tanto, que alguns homens chegam a desistir da barba, tamanho o incômodo. Contudo, estamos aqui para te ajudar! Relaxa.

E para falar a verdade, com uma boa rotina de cuidados básicos, a foliculite não será um vilão tão problemático assim. 

Afinal, o que são folículos pilosos?

Como citamos acima, a foliculite é uma inflamação que tem início nos folículos pilosos. Repare que o folículo começa na derme e é o responsável por gerar o fio da barba.

Camadas da pele
Camadas da pele
foliculo piloso
Foliculo piloso

A foliculite pode ocorrer em qualquer parte do corpo, já que temos pelos por todos os lados. Apenas a palma da mão e sola dos pés estão livres da infecção. Contudo, é bem mais comum que ela ocorra em partes mais sensíveis da pele, como rosto, nádegas e axilas. Porém hoje iremos concentrar na foliculite na barba.

Na barba, o pescoço é a área mais comum a apresentar essa inflamação. A foliculite não é perigosa, no entanto, ela é muito chata e pode causar efeitos negativos na autoestima, já que em alguns casos severos o homem chega a apresentar enormes falhas na barba! Manchas vermelhas podem aparecer na pele, causando dor, coceira e incômodos constantes.

Foliculite na barba
Foliculite na barba

E o que causa a foliculite na barba? 

As causas variam muito, mas a principal causa da foliculite é uma bactéria chamada estafilococos, que naturalmente já perambula por nossa pele sem causar danos. Porém, em situações de estresse, baixa imunidade e má alimentação ela pode dar as caras e causar a foliculite.

Além disso, usar roupas muito apertadas, uso errado das lâminas de barbear e acne também podem causar a doença. 

O que acontece é o seguinte: Por conta de alguma dessas causas, os pelos que nascem dentro dos folículos pilosos não conseguem “perfurar” a pele e sair da derme. Desta forma, eles crescem e se desenvolvem lá dentro. São os famosos pelos encravados! 

pelo encravado
Pelo encravado

E o que eu posso fazer para evitar a foliculite na barba?

Meu velho, fique tranquilo. Apesar de ser um problema bem chato, com uma boa rotina de cuidados, você não precisará se preocupar tanto com a foliculite. 

Se liga nas dicas que separamos para você: 

  • Um dos maiores causadores deste problema em nossa barba é a sujeira e resto de células mortas em nossa pele, que não permitem que o pelo cresça normalmente. Por isso, é importante que antes ou depois de fazer a barba seu rosto esteja sempre limpo. Caso queira saber mais, seguem algumas dicas de cuidados com a pele de um barbudo!
  • Tenha o costume de lavar a sua barba com um shampoo específico para barba. Este produto irá limpar, proteger e nutrir os cabelos da sua barba, deixando-os mais fortes e saudáveis. Vale ressaltar que alguns Shampoos para barba ainda cumprem com a função de esfoliar a pele para evitar o desconforto de urtigas, coceiras e irritações. Uma boa pedida é o Shampoo para barba da Don Alcides!
  • Evite coçar ou cutucar sua barba de maneira agressiva. A gente sabe que tem dias em que a coceira é tanta que dá vontade de arrancar a barba fora. No entanto, ficar cutucando a nossa pele pode machucar o rosto, facilitando o aparecimento dos pelos encravados.

Durante o barbear

  • Na hora do barbear, dê preferência às barbearias e aos profissionais que sabem cuidar como ninguém tanto da sua pele quanto da sua preciosa barba, evitando assim as microlesões na pele, condição importante para o aparecimento da foliculite.
  • Caso goste de se barbear em casa, opte sempre por lâminas novas, limpas e de marcas confiáveis. Lâminas específicas para peles sensíveis ajudam bastante!
  • Tanto para barbear ou lavar a sua barba com shampoo, opte sempre por água fria. A água quente resseca o nosso rosto, tornando em médio prazo a barba ressecada e dura.
  • Vez ou outra experimente fazer a barba no banho. Isso te ajudará a realizar um barbear mais suave, com menos probabilidade de irritar ou machucar a pele.
  • Se você tem a pele muito sensível (que fica toda vermelha após se barbear) sugerimos que você evite passar a lâmina na direção contrária da barba.
Evite a foliculite na barba
Evite a foliculite na barba

Após o barbear

  • Depois de se barbear, tenha sempre em mãos um bom Balm Hidratante. Ele Hidrata, amacia e nutre os fios. Não só isso, o balm ao ser utilizado direto na pele previne inflamações como coceiras e escamações. 
  • Aposte no poder do talco! Ele tem propriedades dermatologicamente testadas que acalmam a pele após a lâmina.

Além de tudo isto, também temos um pequeno guia com dicas para evitar as coceiras em sua barba! Basta clicar aqui!

E como tratar a foliculite na barba? 

Normalmente, com uma boa rotina de cuidados, a inflamação some naturalmente. Contudo, se ela persistir, você pode tentar algumas estratégias para diminuir o sofrimento.

Uma boa compressa de água quente sempre ajuda com inflamações, pelos encravados e furúnculos. Além disto, continue limpando a área com frequência. Utilize sabonetes antissépticos e principalmente esfoliantes para deixar tudo nos trinques e limpinho! Lembre-se, o shampoo para barba Don Alcides vem alimentado com micropartículas esfoliastes naturais. São cápsulas de vitamina E com ações antioxidantes.

Shampoo para barba Don Alcides
Shampoo para barba Don Alcides

Produtos para combater falhas na barba

Quando a foliculite impede o crescimento dos fios, gerando falhas enormes na barba, os danos na autoestima podem ser grandes. No entanto, existem cosmecêuticos específicos que combatem as falhas atuando na modificação celular da pele para o controle do crescimento.

Eles promovem o fortalecimento do folículo piloso através do aumento de vasos sanguíneos na derme, processo conhecido como angiogênese. Indicamos portanto, com base em estudos científicos e testes clínicos, o Fator de Crescimento para Barba Nanofactor Biotecnológico Don Alcides.

Fator de Crescimento para Barba Don Alcides
Fator de Crescimento para Barba Don Alcides

Barba saudável 

Portanto meu velho, a foliculite é chata mas não só tem cura como é bem evitável. Você só precisa se ligar nos cuidados básicos com a sua barba! E lembre-se, quanto mais saudável a barba, mais bonita ela será e menos problemas e infecções você terá. 

Por fim, se tiver mais alguma dúvida, deixe seu comentário aqui e vamos trocar uma ideia! No mais, até a próxima barbudo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.