grooming para cabelo

O que é Grooming para cabelo?

Vamos começar o texto de hoje com uma pergunta: você que é atento às novidades, moda e tendências do universo masculino, sabe o que é Grooming para cabelo? Diferente do que muita gente pensa, não se trata apenas de um produto mas também, um conjunto de atitudes que você tem em relação ao seu visual.

Então chega mais que hoje vamos falar um pouco desse lifestyle no qual nós aqui da Don Alcides curtimos bastante!

O QUE É GROOMING? 

Meu velho, antes de falar o que é Grooming para o cabelo, vamos te explicar detalhadamente o que é o termo Grooming.

Esse termo em inglês foi escolhido para representar um estilo de vida masculino: de autocuidado. Portanto, grooming é a preocupação com as roupas que o homem usa, a higiene pessoal, o estilo da barba, cortes e cuidados com o cabelo e muito mais.

Além disso, o Grooming é muito conhecido como um produto para os cabelos. Trata-se também de um finalizador de penteados. O Grooming para cabelo é muito utilizado por barbeiros para preparar um penteado pós corte. Ele cria uma memória no penteado o que ajuda na estilização final do penteado.

Geralmente o Grooming é utilizado antes das pomadas modeladoras. O uso em conjunto dos dois produtos facilitam e muito a vida dos barbeiros no momento de criação dos penteados. Contudo, o Grooming pode ser utilizado também sem a utilização da pomada, já que o produto tem ativos de fixação que modelam os fios para uma perfeita estilização de fixação média.

Vale ressaltar, o Grooming para cabelo deve ser utilizado junto com um secador de cabelo com vento quente, já que ele é termo-ativado, ou seja, o vento quente ativa a ação de fixação do produto.

O termo “Grooming” como estilo de vida e autocuidado masculino. 

Grooming não tem muito a ver com metrossexualidade ou vaidade exagerada. O homem que pratica Grooming se preocupa em como ele pode ser melhor, em como ele pode criar um estilo mais adequado ao seu persona, como mudar a barba ou corte de cabelo para sentir-se melhor consigo mesmo, e não para agradar os outros. É um estilo de vida extremamente saudável, inclusive muito recomendado por nós da Don Alcides!

E O QUE EU FAÇO PARA PRATICAR O GROOMING? 

Para começar a praticar o grooming não tem segredo! Basta querer se cuidar! Em nosso Blog temos várias dicas sobre estilos de cabelo, estilos de barba, moda e muito mais!

Os tipos de cuidado masculino mais comuns são: 

1 – Cuidados com a pele (Skincare)

2 – Cuidados com a Barba 

3 – Cuidados com o cabelo

4 – Estilo / Moda 

Contudo, neste post em específico vamos falar sobre o Grooming para cabelo. 

ENTÃO AFINAL, O QUE É GROOMING PARA CABELO?

Vamos recapitular: 

Se Grooming é autocuidado masculino voltado para estética, saúde e moda, então o Grooming para cabelo é exatamente isso: Cuidar para que seu cabelo seja a melhor versão dele! 

Contudo, ninguém aparece com um cabelo surrealmente impecável, bonito, cheiroso, vistoso e brilhante do nada. Tem que ter foco contínuo e diário para chegar neste resultado. Para quem gosta de analogias: é igual academia: O segredo para o sucesso é a consistência.

Ir ao barbeiro com frequência, pesquisar sobre os melhores cortes, pedir dicas para os  profissionais do ramo, usar cosméticos de qualidade, testar novos estilos, apetrechos e etc.

Enfim, tudo isso faz parte do Grooming: Uma rotina diária de cuidados para seu cabelo. 

Baseado nas infos de lifestyle, um produto surgiu para auxiliar na perfeita estilização daquele penteado surrealmente impecável: o Grooming para cabelo!

DICAS PARA PRATICAR GROOMING NO CABELO

1 – Utilize os produtos corretos para melhorar a saúde do seu cabelo

Meu velho, os cosméticos estão aí para nos ajudar. Não tem nada a ver com frescura ou vaidade, lembre-se disso. Quanto mais saudável, limpo e protegido estiver o nosso cabelo, mais bonito ele ficará, pode ter certeza. 

Para começar, existe uma dupla dinâmica que você não pode ficar sem: Shampoo & Condicionador. 

Para quem não sabe (esperamos que ninguém) o Shampoo serve para lavar, hidratar e nutrir os fios e o couro cabeludo do seu cabelo. Já o condicionador sela as cutículas do nosso cabelo, o que protege os fios deixando-os mais lisinho e macio ao toque. 

Por outro lado, se quiser um cuidado extra, aposte em um Leave-in para cabelo! O Leave-in para Cabelo é um outro tipo de finalizador, porém, sem a função modeladora. Ele tem a propriedade de hidratar, nutrir, revitalizar os fios, reparar pontas, evitar o indesejado efeito frizz e proteger os cabelos das altas temperaturas dos secadores. 

2 – Seja figurinha carimbada no barbeiro

Meu velho, quem melhor para te ajudar e ensinar a cuidar do seu cabelo que o profissional que atua exatamente com isso? 

Além de cortar nossos cabelos, o barbeiro é um poço de conhecimento sobre quais estilos combinam mais com o formato do seu rosto, como cuidar do seu cabelo, quais produtos usar, tendências da moda, estética e muito mais!

Agora, pense comigo: não adianta nada aparecer por lá uma vez por ano e esperar que ele faça um milagre né? A seguir preparamos um mini-guia com as melhores barbearias do brasil. Se liga! 

Pense em seu cabelo como um projeto contínuo, em constante evolução. 

Assim, se você for com mais frequência ao seu barbeiro e criar uma rotina de manutenção em vez de intervenção, verá a evolução evidente do seu estilo e consequentemente do conhecimento sobre o seu cabelo.

3 –  A 🔑 é a consistência!

Marujo, existem duas ideias sobre o grooming para cabelo que deve estar bem claras na sua mente, que são: 

  • Consistência é a chave do grooming
  • Não é sobre o destino, mas sim sobre a viagem

Explicando

Nada adianta esperar uma solução milagrosa com intervenções mágicas em apenas um dia. Você precisa criar uma rotina de cuidados e pouco a pouco ir melhorando-a com novas técnicas que você aprendeu, novas ideias que teve ou novos produtos que quer testar. O processo é lento mesmo, mas garantimos, é surreal! Portanto, tenha paciência! Isso nos leva para a segunda ideia:

Não é sobre o destino, mas sim sobre a viagem: Velhinho, conforme falamos, o objetivo do grooming não é ser o mais bonito, pegar mais gente ou ficar arrancando suspiros por aí. O objetivo do Grooming é ser a melhor versão de você mesmo! Não se cobre de resultados imediatos. A parte mais gostosa de se cuidar é ver como os nossos esforços lentamente vão fazendo efeito!

Meu velho, espero que você tenha entendido um pouco mais do Grooming, em específico o Grooming para cabelo! Se quiser dar dicas, sugestões ou tiver alguma dúvida, deixe seu comentário aqui, vamos trocar uma ideia! 



Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.