visagismo

O que é Visagismo?

Com o crescimento das barbearias e dos salões de beleza masculino, muitos cortes de barba e tendências de penteados vem surgindo. Mas qual o modelo de barba ideal para cada formato de rosto e qual o corte de cabelo adequado à cada tipo de pessoa?

Para responder à essa e outras perguntas, vamos recorrer ao visagismo! Visagismo é a arte de criar uma imagem personalizada e harmônica à cada tipo de pessoa, de acordo com o seu tipo de cabelo, formato de rosto, altura e tipo de barba.

Segundo o visagista Philip Hallawell, profundo conhecedor da linguagem visual, o visagismo bem aplicado tem a capacidade de revelar as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e estéticas. A intenção é criar uma imagem que expresse de forma mais assertiva, a personalidade de cada pessoa. Com este método, o profissional consegue analisar o perfil do seu cliente e aplicar o melhor corte de cabelo e barba.

Como é feito o Visagismo?

Agora que você já sabe o que é visagismo, vamos aprofundar um pouco e entender como ele é aplicado na prática.  As técnicas vão muito além da simples harmonização do formato do rosto, com o corte de cabelo e barba. Primeiro, o rosto deve ser analisado em todas as suas linhas, formas e proporções.  Com essa leitura, o barbeiro ou profissional que estará realizando o serviço, consegue avaliar o temperamento do seu cliente e definir o que ele deseja expressar. Seja força, dinamismo ou suavidade.

Perceba que o visagismo bem aplicado eleva a percepção da personalidade de cada pessoa. Dessa forma, fugimos do padrão e concentramos no corte de barba e penteado ideal a cada tipo de pessoa.

Visagismo aplicado na barba e cabelo

Existem diferentes tipos de rosto, e para cada um deles, um modelo de barba que melhor se aplica. A partir das técnicas abaixo, será possível identificar o formato do rosto e o melhor corte de cabelo e barba para cada um.

  • Rosto redondo
  • Rosto quadrado
  • Rosto retangular
  • Rosto triangular

REDONDO

O rosto redondo não apresenta ângulos definidos e a linha do queixo é bastante arredondada. Para disfarçar, o ideal é uma barba triangular, acentuando as linhas do maxilar para deixar o rosto mais retilíneo. Pessoas com “papas”abaixo do queixo, podem e devem abusar de barbas que alongam o maxilar, dessa forma, a papada é neutralizada pelo volume de barba. Para este formato de rosto, aposte em cortes retos na lateral da testa, um topete sutilmente volumoso e laterais curtas.

QUADRADO

O rosto quadrado apresenta laterais retas, ângulos bem delimitados, mandíbula forte, testa larga, maças e queixo largos. O ideal é amenizar com linhas curvas e arredondadas. Abuse das costeletas fartas e bigodes volumosos. Opte por cortes de cabelo onde as laterais são mais curtas e modele de forma bagunçada para quebrar os ângulos duros e retos da face.

Para aqueles que desejam realçar o rosto quadrado, afim de trazer ainda mais masculinidade à aparência, pode apostar no cavanhaque triangular.

RETANGULAR

Rostos retangulares apresentam ângulos bem delimitados, com testa, maças e queixo na mesma proporção. O ideal para este formato de rosto, é manter os pelos da barba baixos para não criar muito volume. Aposte em linhas verticais retas e acentuadas. Para este tipo de rosto, também é legal o uso de um cavanhaque quadrado e costeletas longas para afinar a face ajudando na simetria. Como este formato de rosto é alongado, evite cabelos com as laterais raspadas. Aposte em cortes com volume e penteados com ondas ou cachos que irão criar uma aparência de movimento.

TRIANGULAR

No rosto triangular, o queixo é muito evidente. Para disfarçar, o indicado é uma barba bem cheia nas laterais, que irá adicionar peso e robustez à mandíbula. Cuidado com cavanhaques alongados ou volumosos em excesso. Para controlar os fios rebeldes, aposte no uso de um Balm hidratante que irá manter a barba no lugar. O rosto triangular é o que melhor se adapta aos cortes clássicos, curtos e com os fios no lugar.

Visagismo e personalidade

Para obter o melhor resultado na aplicação do visagismo e escolha da barba ideal, vamos entender na prática, o que cada formato de barba tende a expressar na personalidade da pessoa.

Barbas retas, com linhas verticais, expressam força, enquanto as horizontais proporcionam estabilidade. Linhas inclinadas expressam dinamismo e as curvas, suavidade. Esse conjunto define o estilo, e isso se aplica a barba, cabelo, bigode e costeletas. Todo esse processo de percepção é emocional, não racional, o que explica porque a imagem afeta comportamento, autoestima e autoconfiança.

A partir das técnicas e truques acima, é possível criar a melhor opção de barba e penteado que irá ressaltar as principais qualidades e características de cada formato de rosto.

Ferramenta essencial para quem trabalha diretamente com a beleza, o visagismo cria uma imagem para expressar a personalidade e deve ser aplicado no atendimento ao publico masculino e no dia a dia das barbearias.

Para mais informações sobre visagismo, barba, cabelo e bigode, assine nossa news e até a próxima!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Que texto completo, me ajudou a ampliar minha visão de como escolherei o próximo barbeiro capacitado a me orientar sobre o melhor estilo e corte da barba e cabelo. Valeu!

    1. Boa Mateus! Bom saber que o conteúdo foi útil! Grande abraço.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.