diferença entre balm para barba e óleo para barba

Qual é a diferença entre Balm para barba e Óleo para barba?

Hoje preparamos um post bem legal para você tirar todas as suas dúvidas e entender de vez a diferença entre Balm para barba e Óleo para barba, dois produtos muito importantes para quem está querendo cuidar dos fios para que cresçam saudáveis, macios e hidratados.

E não se engane! Apesar de complementares, os dois produtos não são iguais e possuem funções diferentes para a nossa barba. Mas fique tranquilo, vamos te explicar tudo.

O que é Balm para barba?

Bom, a primeira coisa que você precisa entender antes do que é Balm para Barba, você precisa entender o que é Balm. 

Balm, é uma palavra em inglês que em portugûes significa bálsamo

Bom, ok, mas o que diabos significa bálsamo?

Bálsamo pode ser considerado qualquer  substância aromática extraída por certos tipos de plantas, composta de resinas, óleos essenciais e vitaminas. 

diferenças entre balm e óleo para barba
Balm para barba

Logo, o Balm para barba age basicamente como uma pomada hidratante, com nutrientes extraídos de vegetais. Mas se você quiser conhecer mais sobre o Balm para barba, também pode dar uma olhadinha aqui!

Tudo bem, entendi. Mas quando devo usar o Balm?

Uma das diferenças entre Balm para barba e Óleo para barba é quanto à aplicação e momento de uso.

Uma das coisas que mais incomodam os homens na jornada de se tornar um barbudo é o desconforto que uma barba em crescimento gera. As constantes coceiras, irritações e inflamações podem ser um grande obstáculo, principalmente para aqueles que têm a pele mais sensível. 

Para os que sofrem deste problema, o Balm é o maior aliado. Por conta de sua propriedade nutritiva, ele hidrata e protege a pele tratando, ao mesmo tempo, da pele e do pelo, evitando o desconforto da coceira e da irritação.

Balm - trata a barba e a pele
Balm – trata a barba e a pele. Acabamento natural.

Mas claro, o Balm não serve só pra isso! Ele também é um grande amigo no momento de modelar e aparar a sua barba, amaciando os fios rebeldes. Como resultado final, sua barba fica bem alinhada e também mais volumosa.  

E como toque final, também deixa aquele perfume gostoso que arranca suspiros de qualquer pessoa! 

A aplicação do Balm para a barba é muito fácil. Basta colocar uma pequena quantidade do produto na mão, mais ou menos o tamanho de uma moeda, e espalhar bem. O próximo passo é fazer a aplicação diretamente nos pelos limpos e secos, massageando todo o rosto, inclusive o pescoço e o bigode!

Por fim, não se esqueça de pentear toda a sua barba com um pente de madeira para terminar o tratamento.

“Don alices, tenho um pente de plástico! Serve?”
Não! 

Entendi tudo sobre o Balm! Mas e o Óleo para barba?

Agora que você já conhece o Balm, vamos falar um pouco do Óleo para que você possa entender a diferença entre eles.

Assim como o Balm, o Óleo para barba também serve basicamente para hidratar, amaciar e nutrir os seus fios. Contudo, ele não só é usado e aplicado de outra forma, mas também é bem diferente em sua composição. 

Por exemplo, temos óleos de alta performance para o tratamento completo da barba e pele elaborados com vitaminas B1,B2, B5 e C, que hidratam, suavizam e amaciam a barba e bigode. Um bom exemplo de óleo para barba é o da banda Rolling Stones que além de adstringente, atua também como condicionador, antioxidante e tônico.

oleo para barba
Óleo para barba de alta performance da banda Rolling Stones

Outras opções de formulação que também trazem ótimos resultados para a barba e pele é o Óleo da Don Alcides, que combina cera de carnauba, manteiga de Karite, óleos de girassol, semente de uva e rosa mosqueta. Ele promove o tratamento completo da barba e bigode. Hidratação intensa e natural, brilho, maciez, nutrição e fortalecimento dos pelos, auxiliando o crescimento saudável das madeixas faciais

óleo para barba
Óleo para Don Alcides – Trata a barba e a pele. Acabamento brilho.

O Óleo promove o tratamento completo da barba, pele e bigode, auxiliando o crescimento saudável dos fios. Hidratação intensa e natural, maciez, nutrição e fortalecimento dos pelos. Se quiser saber um pouco mais a fundo sobre Óleos para barba, pode clicar aqui!

Quando devo usar o Óleo para barba?

Meu velho, o óleo é muito recomendado para quem quer deixar a barba crescer. Vamos te explicar por quê:

O Óleo possui como função principal hidratar os seus fios. Diferentemente do Balm, que, com sua finalização natural seca, também é usado para modelar e dar volume para a barba. Conseguiu ver a diferença entre eles?

Mas pense bem: A barba se mantém hidratada principalmente por conta dos óleos naturais que nossa pele produz. Sendo assim, quanto maior o fio, mais longe ele estará do rosto, dificultando sua hidratação.

Por isso o Óleo para barba é recomendado para os barbudões, ajudando-os a lutar contra as pontas duplas, fios quebradiços e ressecados. 

Para aplicar o óleo para barba, não tem mistério! É só pingar algumas gotas na palma da mão e massagear a barba. Recomenda-se uma gota de óleo para cada centímetro de barba. 

Ex, barbas com comprimento de fio de 10cm, usa-se 10 gotas de óleo para barba.  

oleo para barba com conta gotas
Óleo para barba com conta gotas para facilitar a aplicação.

Não se concentre apenas nos fios, massageie bastante e deixe o óleo chegar à pele também. 

Para finalizar, não se esqueça do  pente de madeira para espalhar o produto uniformemente, sem agredir os fios! 

Pente de madeira para barba e bigode
Pente de madeira para barba e bigode

Por fim, aquela dica incrível. Cortesia da Don Alcides:

Espero que você tenha entendido a diferença dos dois produtos, como e quando usá-los! Se tiver qualquer dúvida basta deixar seu comentário aqui. Mas para completar, aquela dica especial de quem sabe: 

Como falamos no início do texto, Balm e Óleo para barba não possuem as mesmas funções.

Contudo, nada impede você de usar os dois juntos! Um Blend de Balm e Óleo, com máximo de eficiência e performance em cosméticos masculinos. 

Balm e Óleo para barba
Balm e Óleo para barba

E se quiser arrebentar mesmo, incorpore na sua rotina de cuidados um Shampoo especializado para barba. Não se engane: Shampoo para cabelo não serve para barba!

Se quiser aprender mais por quê devemos usar o shampoo especializado para barba, clique aqui.

Então é isso! Esperamos ter sanado de vez todas as suas dúvidas sobre a diferença entre Balm para barba e Óleo para barba. Até a próxima! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Excelente essa explicação. Parabéns pelas dicas.

    1. Valeu Robinson!!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.