tipos de barba

Qual o melhor tipo de barba para o formato do meu rosto?

Então quer dizer que você decidiu deixar a barba crescer, mas diante de tantas opções, se perguntou: “Qual é o melhor tipo de barba para o formato do meu rosto?” 

Essa é uma ótima pergunta! Realmente, o formato do rosto é uma questão importantíssima na hora de escolher qual estilo de barba você irá usar. 

Visto isso, organizamos algumas dicas para você se situar e entender melhor sobre cada formato de rosto, estilos de barba, visagismo e estética. Vamos lá? 

VISA O QUE?…

Antes de começarmos, vamos falar um pouco sobre visagismo. 

Visagismo é a arte de criar uma imagem personalizada e harmônica à cada tipo de pessoa, de acordo com o seu tipo de cabelo, formato de rosto, altura e tipo de barba.

visagismo
Visagismo

Segundo o visagista Philip Hallawell, profundo conhecedor da linguagem visual, o visagismo  tem a capacidade de revelar as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e estéticas. A intenção é criar uma imagem que expresse de forma mais assertiva a personalidade de cada pessoa.

Ou seja, há muito mais influenciando a percepção dos outros em relação a nós que imaginamos!  

BELEZA, MAS O QUE ISSO TEM A VER COMIGO DON ALCIDES? 

Bom, na verdade… tudo meu velho! 

Existem vários tipos de formatos de rostos diferentes e mais opções ainda de estilos de barba. O importante é que você saiba casar o formato do seu rosto com o estilo da sua barba, para o melhor resultado estético possível. 

Não conseguimos controlar o formato do nosso rosto, obviamente. Deste modo, precisamos escolher com cuidado como deixaremos nossa barba, pois cada estilo realça ou disfarça coisas diferentes em nosso rosto. 

Barbas retas, com linhas verticais, expressam força, enquanto as horizontais proporcionam estabilidade. Linhas inclinadas expressam dinamismo e as curvas, suavidade. Esse conjunto define o estilo, e isso se aplica a barba, cabelo, bigode e costeletas.

Vale lembrar que todo esse processo de percepção é emocional e não racional, o que explica porque a nossa imagem afeta tanto nosso comportamento, autoestima e autoconfiança.

Ou seja, você tem que achar seu estilo meu velho! Não adianta todo mundo querer ser do mesmo jeito. Cada um de nós é extremamente singular e temos que saber realçar nossa beleza! 

ENTENDENDO QUAL TIPO DE ROSTO TEMOS: 

Bom, aí já não tem muito segredo né? Basta você se olhar no espelho.

Podemos dividir os formatos de rosto em 4 categorias: 

1- Rosto redondo

2- Rosto quadrado

3- Rosto retangular 

4- Rosto triangular

Explicando um pouco melhor sobre cada um, temos: 

1- O rosto redondo não apresenta ângulos definidos e a linha do queixo é bastante arredondada. Além disso, todas os componentes do rosto (boca, olhos, nariz) são distribuídos de forma proporcional.

2- O rosto quadrado apresenta laterais retas, ângulos bem delimitados, mandíbula forte, testa larga, maçã do rosto e queixo largos.

3- Rostos retangulares apresentam ângulos bem delimitados, com testa e queixo na mesma proporção. Além disto, este rosto costuma ser mais alongado.

4- No rosto triangular, o queixo é bem evidente, chamando atenção em seu formato bem delimitado e forte. Também há o triangular inverso, onde o queixo é um pouco mais “pontudo”.

SEU PAR IDEAL 

Agora que entendemos como a harmonização natural do nosso rosto pode influenciar na escolha de nossa barba, podemos responder à pergunta: Qual é o melhor tipo de barba para o formato do meu rosto? 

Vamos responder, separando por tipos de rosto, ok? Começando:

1- Rosto redondo: Ideal é uma barba triangular, acentuando as linhas do maxilar para deixar o rosto mais retilíneo. Pessoas com “papas”abaixo do queixo, podem e devem abusar de barbas que alongam o maxilar, dessa forma, a papada é neutralizada pelo volume de barba. 

Estilos recomendados: Cavanhaque, Barba âncora, Barba Curta, Barba Balbo 

2- Rosto quadrado: Como você apresenta traços fortes, o ideal é amenizá-los com linhas curvas e arredondadas. Abuse das costeletas fartas e bigodes volumosos. 

Estilos recomendados: Cavanhaque, Cavanhaque circular, Barba real e Chin Strap. 

3- Rosto retangular: Seu rosto é bem proporcional, então, o ideal  é manter os pelos da barba baixos para não criar muito volume. Aposte em linhas verticais retas e acentuadas. Para este tipo de rosto, também é legal o uso de um cavanhaque quadrado e costeletas longas para afinar a face ajudando na simetria. 

Estilos recomendados: Lamb Chop, Barba Pistoleiro, Barba Cheia e Cavanhaque Longo 

4- Rosto Triangular: Por conta do seu queixo forte, o indicado é uma barba bem cheia nas laterais, que irá adicionar peso e robustez à mandíbula. Cuidado com cavanhaques alongados ou volumosos em excesso. (Dica especial: Para controlar o volume da barba e aqueles fios mais rebeldes, aposte em um Balm para barba!

balm para barba
Balm para Barba

Estilos recomendados: Chin Strap + Bigode, Barba Balbo, e Barba por fazer. 

Juventude, chegamos ao fim de mais um post informativo sobre barbas! Esperamos que vocês estejam gostando deste tipo de conteúdo, além de termos respondido aquela velha pergunta: “Qual é o melhor tipo de barba para o formato do meu rosto?” 

Além disto, lembre-se: O melhor estilo é o nosso, meu velho! Tente, pesquise, descubra! Só assim descobriremos o que combina mais com a gente! 

Um grande abraço e até a próxima! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.