Como cuidar da barba crespa

Aprenda a cuidar da barba crespa

Olá, como sabemos, existem vários estilos de barba. Lisas, onduladas, enroladas… Contudo, hoje vamos falar em especial da barba crespa e qual a melhor forma de cuidar para mantê-la saudável e bonita.

Vale lembrar que este texto não é sobre como deixar sua barba lisa ou consertar a barba crespa, afinal, cada barba é única e perfeita em seu próprio estilo. Iremos abordar dicas de cuidados com a barba crespa para você ter o melhor estilo possível! 

Entendendo os fios

Meu velho, primeiramente você precisa entender um pouco sobre como funciona os fios da nossa barba. 

Como você já deve ter percebido, os fios de cabelo são totalmente diferentes da nossa barba. Os fios da barba são bem mais grossos e de formato diferente dos fios de cabelo.

Os fios mais lisos costumam ser mais cilíndricos, enquanto os fios mais grossos são mais achatados. Por conta disso, os cuidados que temos com nossa barba são completamente diferentes com os cuidados que temos com nosso cabelo.  

Fios mais grossos costumam encaracolar e também ficam ressecados mais facilmente. Por isso, precisam de atenção especial! 

HIDRATAÇÃO

Bom, se os fios são mais grossos e ressecam mais facilmente, a melhor solução para esse problema é a hidratação! Iremos abordar uma série de produtos e hábitos para te auxiliar no dia a dia. 

Balm para barba

Hidratação de barba é sinônimo de Balm para barba. O Balm para barba é um creme hidratante extraído de plantas e ativos naturais aliados a alta tecnologia. A principal função do Balm para barba é nutrir, hidratar e proteger sua barba, além de ajudar a controlar os fios e mantê-los alinhados.

Balm - trata a barba e a pele
Balm – trata a barba e a pele


Óleo para barba

Assim como o Balm para barba, uma das principais funções do óleo para a barba é hidratar, alinhar e perfumar os fios. 

Porém, o óleo tem papel fundamental no tratamento da barba crespa, pois nossa pele gera uma oleosidade natural que por sí só alimenta, nutre e hidrata a barba, porém, quando os fios estão grandes o óleo do rosto não consegue sair da raiz e ir até as pontas, logo a barba fica ressecada e começa a enrolar.

A barba crespa enrola por isso, devido à falta de um óleo hidratante que irá percorrer todo o comprimento do fio mantendo-o saudável e com vida.

Como o fio da barba crespa é bem mais grosso, o óleo para barba ajuda não só a hidratar mas também manter a barba hidratada por mais tempo. Além de claro, dar aquela perfumada na juba!

óleo para barba
óleo para barba

Experimente misturar óleo e balm

Barbudo, uma boa dica é juntar os dois produtos formando um blend de alta performance. Afinal, nada impede de você aplicar Óleo e Balm juntos! Recomendamos uma gota de óleo para cada centímetro de barba e para o Balm, indicamos a quantidade de uma tampo de dedo indicador.

Passe um pouco de Balm na mão e depois pingue algumas gotas de Óleo por cima. Misture-os e massageie o rosto e barba. O resultado será incrível.

Se quiser saber mais sobre Balm e Óleo para barba, temos um guia bem explicativo para você entender mais sobre esses produtos! 

Limpeza

Como os fios da barba crespa são bem mais grossos que os normais, é muito importante que você lave-a com frequência, pois a sujeira normal do dia a dia pode se acumular na barba tornando-a ainda mais ressecada e dura. O hábito de lavar a barba tornam os pelos macios, limpos e hidratados.

Por isso, é imprescindível que você use Shampoo específico para barba. Este produto foi criado especialmente para nossa barba. Possui os nutrientes, vitaminas e compostos para deixar a sua barba nos trinques meu velho!

Shampoo para barba
Shampoo para barba

Vale ressaltar: os shampoos normais para cabelo são muito “agressivos” para a barba. Ou seja, evite utilizar shampoo de cabelo na barba. Shampoos para cabelo tornam a barba ainda mais dura, ressecada e crespa.

Pente de madeira

Como os fios da barba crespa são bem mais enrolados, utilizar o pente de madeira é uma boa ferramenta para te ajudar a desembolar sua barba. 

Utilize o pente durante o dia para manter sua barba saudável. Caso você não sabia, o pente é muito importante pois ajuda a retirar sujeira da barba, como restos de comida, fios fracos ou quebradiços e também restos de células da pele que ficam por ali na área do seu rosto. 

Além disto, usar o pente de madeira após a aplicação do Balm ou Óleo para a barba ajuda a espalhar os produtos uniformemente ao longo da barba.

O pente de madeira é um acessório indispensável na vida de qualquer barbudo. Abaixo selecionamos um kit ideal para o tratamento da barba crespa. Além dos benefícios citados acima, vale ressaltar, essa linha é composta por óleo de abacate, que é riquíssimo em Vitamina E, ativo natural importante para o condicionamento dos fios e rejuvenescimento da pele.

produtos para a barba e bigode
Produtos para saúde e manutenção da barba crespa

Apare a sua barba

Por conta da composição biológica dos fios, a barba crespa adquire volume rápido. Isso é muito bom, principalmente para quem quer ter uma barba bem cheia. 

Contudo, é muito importante que você apare a barba com frequência, pois como os pelos tendem a ser mais enrolados, a barba fica com aquele aspecto desarrumado. Por isso, aparar a barba com frequência irá ajudar deixa-la alinhada.

Caso queira aprender, criamos um tutorial sobre como aparar a barba em casa.

Essas foram nossas dicas para cuidar melhor da barba crespa. Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar alguma dica, deixe o seu comentário aí e vamos trocar uma ideia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.