Pelo Encravado na barba. Como evitar_

Pelo encravado na barba: como evitar?

Fala meu Velho! Quando decidimos ter barba, sabemos muito bem que vamos enfrentar um dos maiores inimigos de qualquer barbudo: O pelo encravado na barba. Então surge a dúvida, como evitá-lo? 

Ele pode doer pra caramba, coçar e ainda por cima, gerar o desconforto de uma pele toda pipocada de bolinhas vermelhas e muitas vezes com pus. 

Em outras palavras, é um saco. Contudo, a boa notícia é que com uma boa rotina de cuidados com a pele e barba, você conseguirá evitar este problema.

O QUE É PELO ENCRAVADO NA BARBA? 

Bom, primeiro de tudo a gente precisa entender o que está acontecendo. Afinal, o que é o pelo encravado? 

Meu velho, os nossos pelos não crescem na superfície da nossa pele, mas sim, na derme, uma camada mais profunda da nossa pele. Lá ele nasce e cresce até ultrapassar essa camada mais profunda, ficando visível em nosso rosto. 

As camadas da pele
As camadas da pele

Quando este pelo não consegue sair corretamente, ele começa a crescer enrolado dentro da nossa pele. Como isso não era pra acontecer, o nosso corpo interpreta esse pelo como um invasor e reage de acordo, gerando a inflamação no local. 

pelo encravado
Pelo encravado na barba

Aí o resto você já sabe. A inflamação gera as bolas vermelhas cheia de pus que causam dor e coceira, além de ficar muito esquisito por conta das manchas. 

O QUE CAUSA O PELO ENCRAVADO NA BARBA? 

Como temos pelos por todo nosso corpo, os motivos variam muito! Pode ser uma alteração no organismo, problemas por conta de doenças, sujeira na pele ou até mesmo roupas apertadas demais. 

Mas em nossa barba, os pelos encravados costumam aparecer principalmente após fazermos a barba. 

Como a lâmina do aparelho de barbear corta o pelo bem rente à nossa pele, existe a probabilidade de um corte ou outro no rosto, que podem causar irritações e até mesmo uma inflamação.

Além disso, sujeira, oleosidade e resto de pele morta também podem entupir os nossos poros e atrapalhar o crescimento correto dos nossos pelos.

Se você tem a pele muito sensível, recomendamos a manutenção da barba em uma barbearia, já que as técnicas e materiais utilizados pelos profissionais tendem a reduzir bastante as chances de pelos encravados na região da barba.

Recomendamos a manutenção da barba de preferência em barbearias
Recomendamos a manutenção da barba de preferência em barbearias

Lembre-se: para peles sensíveis, o barbear deve ser feito de preferência no sentido de crescimento dos fios.

Caso queira conferir, preparamos uma lista com as principais barbearias do Brasil.

COMO EVITAR O PELO ENCRAVADO NA BARBA? 

Bom, já que a manutenção na barba é necessária, significa que sempre teremos problemas com os pelos encravados? Não, claro que não! 

Existem várias formas de evitar esse incômodo, se liga:  

  • Um dos maiores causadores de pelo encravado na barba é a sujeira e resto de células mortas em nossa pele, que não permitem que o pelo cresça normalmente. Por isso, é importante que antes ou depois de fazer a barba o seu rosto esteja devidamente limpo. Neste post, te damos algumas dicas de cuidados com a pele de um barbudo!
limpeza de pele
Limpeza de pele masculina
  • Tenha o costume de lavar a sua barba com um shampoo específico para barba. Este produto irá limpar, proteger e nutrir os cabelos da sua barba, deixando-os mais fortes e saudáveis. Vale ressaltar que alguns Shampoos para barba ainda cumprem com a função de esfoliar a pele para evitar o desconforto de urtigas, coceiras e irritações. Uma boa pedida é o Shampoo para barba da Don Alcides.
Shampoo para barba Don Alcides
Shampoo para barba Don Alcides
  • Evite coçar ou cutucar sua barba de maneira agressiva. Sabemos que tem dias em que a coceira é tanta, que dá vontade de arrancar a barba fora. Contudo, ficar cutucando a nossa pele pode machucar o rosto, facilitando o aparecimento dos pelos encravados na barba. Se você manter a manutenção e saúde dos fios em dia, a coceira não irá existir! Fica a dica.

DURANTE O BARBEAR

  • Na hora de barbear, não se esqueça de usar um Creme para barbear. Passar a lâmina direto na pele pode criar várias microlesões na pele, fórmula perfeita para arrumar alguns pelos encravados na barba.
  • Para limpeza da barba com shampoo, opte sempre por água fria. A água quente resseca o nosso rosto, deixando a pele mais ressecada. 
  • Se você tem a pele muito sensível (que fica toda vermelha após se barbear) sugerimos também que você evite passar a lâmina na direção contrária da barba. Apesar do corte ser muito mais profundo, também é muito mais agressivo à nossa pele. Melhor evitar, certo?
  • Depois de se barbear, tenha sempre em mãos um bom Balm Hidratante. Ele Hidrata, amacia e nutre os fios. Não só isso, o balm ao ser utilizado direto na pele previne inflamações como coceiras e escamações. 
Balm hidratante para barba
Balm hidratante para barba

Além das dicas acima, também preparamos um mini guia com 4 dicas para acabar com a coceira na barba!

E O QUE FAZER COM O PELO ENCRAVADO? 

Normalmente, após um tempo, os pelos encravados somem. Contudo, se eles estiverem te incomodando muito, você pode tentar algumas estratégias para diminuir o sofrimento. 

Uma boa compressa de água quente sempre ajuda com inflamações, pelos encravados e furúnculos. Além disto, continue limpando a área com frequência. Utilize shampoos adequados com esfoliantes (como citado acima) para deixar tudo nos trinques, limpinho!

Por fim, sugerimos também que vá à um dermatologista. Este profissional pode recomendar pomadas, remédios e tratamentos mais assertivos contra este problema! 

O FIM DOS PELOS ENCRAVADOS 

Apesar de ser um problema muito chato, tem solução meu velho. Basta você se cuidar e prestar atenção em seus hábitos. 

Se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para deixar o seu comentário! Ficaremos muito felizes em te responder e trocar uma ideia sobre um dos melhores assuntos do mundo: Barbas! 

Esperamos ter ajudado nas dicas para acabar com o pelo encravado. O nosso blog também está lotado de informações legais sobre moda, comportamento, saúde e cosméticos. Confere lá!

Um forte abraço e até a próxima! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.